OPERAÇÃO COVID-19

C-130 Hércules transporta 8 toneladas de insumos entre São Paulo e Boa Vista

Os itens serão utilizados em apoio à Operação COVID-19
Publicada em: 02/07/2020 14:59
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quarta-feira (1°), mais uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. Uma aeronave C-130 Hércules, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, transportou 8 toneladas de materiais de saúde, de Guarulhos (SP) para Boa Vista (RR). A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2476 decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP) às 10h, e pousou na Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista às 17h40 (horário de Brasília), onde fez o descarregamento dos itens hospitalares. A carga transportada, contendo glicose, toucas e aventais, será usada no enfrentamento ao novo Coronavírus.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Warlley dos Santos Rodrigues, ressaltou o empenho da equipe. “Poder contribuir nesse momento tão difícil para o nosso país é, sem dúvidas, uma das missões mais nobres da minha carreira”, destacou.

O Suboficial Marcelo Augusto Lopes Monteiro da Silva, operador de rádio da aeronave, ressaltou a satisfação de participar da Operação COVID-19 nesse momento de crise. “Essa missão é muito importante e gratificante para nós do Esquadrão, pois estamos levando insumos hospitalares que suprirão as localidades que precisam desse apoio”, frisou.

Operação COVID-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira) no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do Governo Federal no enfrentamento à pandemia e recebeu o nome de Operação COVID-19.

Assista aqui ao vídeo da missão.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.