ESPAÇO

Cerimônia marca inauguração das instalações do Centro de Operações Espaciais

Solenidade realizada em Brasília (DF), nesta terça-feira (23), contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro
Publicada em: 24/06/2020 08:03
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

 

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (23), em Brasília (DF), marcou a inauguração das instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE). O evento teve a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que presidiu a solenidade; do Vice-Presidente da República, Antonio Hamilton Martins Mourão; e do Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que foram recebidos pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. A cerimônia foi prestigiada por Ministros de Estado, além de autoridades civis e militares.

Subordinado ao Comando de Operações Aeroespaciais, o COPE foi construído em parceria com a Telebras com o objetivo de operar e monitorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), cujo uso é dual, ou seja, civil e militar. De um lado, utilizando a banda Ka, possibilita acesso à conexão de banda larga em todos os locais do país. E, a partir da banda X, é possível tramitar informações afetas às áreas de defesa e governamental.

O Comandante da Aeronáutica lembrou que o COPE é fruto da linha diretiva do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). "Hoje é um dia muito especial para o Brasil e para o Comando da Aeronáutica. A inauguração das instalações do COPE representa um marco estratégico em prol da soberania nacional na área espacial. Este Centro traz benefícios diretos e indiretos imensuráveis para toda a sociedade brasileira", acrescentou o Tenente-Brigadeiro Bermudez. 

O Chefe do COPE, Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, ressaltou que o Centro está preparado para operar, não apenas o SGDC, mas todos os outros satélites que deverão ser lançados, decorrentes do PESE. “Hoje, o Centro já funciona de forma integral, 24 horas por dia, operado por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de profissionais da Telebras”, completou o Oficial-General.

O COPE

Construído para servir como centro de controle do SGDC e com a possibilidade de controlar diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita, as instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.

Provendo serviços com aplicação civil e militar e atuando com plena confiabilidade, o COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários.

Confira aqui o vídeo da cerimônia de inauguração.

Assista ao vídeo sobre o COPE apresentado durante a solenidade.

Veja o álbum de imagens da inauguração do Centro de Operações Espaciais no Flickr da FAB.

Fotos: Sargento Bianca Viol; Soldado Thallys Amorim; Soldado Anderson Soares / CECOMSAER

Vídeo: Sargento Santiago Moraes / CECOMSAER