AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

BAAF comemora o 89° Aniversário do Correio Aéreo Nacional

Solenidade celebrou o ocorrido em 12 de junho de 1931, quando militares da FAB partiram do Campo dos Afonsos rumo à cidade de São Paulo para uma histórica missão
Publicado: 11/06/2020 18:05
Imprimir
Fonte: UNIFA, por Tenente Pollyana
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Base Aérea dos Afonsos (BAAF), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, nesta quarta-feira (10), a cerimônia militar alusiva ao 89º Aniversário do Correio Aéreo Nacional (CAN) e da Aviação de Transporte. O evento foi presidido pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, e contou com a presença do Comandante da Universidade da Força Aérea, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, do Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro do Ar Mauricio Carvalho Sampaio e demais autoridades.

A solenidade teve como objetivo celebrar o ocorrido em 12 de junho de 1931, quando os Tenentes Casimiro Montenegro Filho e Nélson Freire Lavenère-Wanderley partiram do Campo dos Afonsos rumo à cidade de São Paulo para uma histórica missão.

No comando do biplano Curtiss “Fledgling”, de matrícula K263, os dois jovens Oficiais enfrentaram as variações meteorológicas, a falta de comunicação e as limitações de combustível para transportar a primeira mala postal do Correio Aéreo Militar. Isso significou a materialização do sonho de um grupo de pilotos, liderados pelo então Major Eduardo Gomes.

Esse incrível feito marcou a História da Aeronáutica brasileira e passou a ser conhecido como o Dia do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte.

Durante a solenidade, o Comandante do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) - Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Rogério Vieira Maciel Júnior, foi agraciado com a medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura”. Ainda na cerimônia, o Coronel Aviador da Reserva Ivo Bezerra Rocha, representante dos Veteranos, recebeu o estandarte do Comando de Transporte Aéreo, que simboliza o elo, revestido de dedicação e profissionalismo, entre o passado e o presente da Aviação de Transporte.

O Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, parabenizou a todos que contribuíram e, hoje, contribuem com a Aviação de Transporte. "É momento de agradecer e de comemorar as conquistas que nossos militares da Aviação de Transporte proporcionam à Força Aérea Brasileira", disse.

O Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, parabenizou veteranos e integrantes pela data comemorativa. "Uma singela homenagem a todos os veteranos e integrantes da Aviação de Transporte, no lendário Campo dos Afonsos, nesta data que jamais poderá ser esquecida ou postergada, mesmo num momento como este. Parabéns àqueles que integraram e que integram o nosso País", ressalta. 

O Comandante da BAAF, Tenente-Coronel Aviador Paulo Henrique de Oliveira Leite, ressaltou a importância da celebração: “A comemoração do aniversário do CAN e da Aviação de Transporte é um evento muito tradicional e de grande relevância para a Força Aérea Brasileira, para a Base Aérea dos Afonsos e, principalmente, para os Veteranos, que levaram o progresso, nas asas da FAB, aos mais distantes rincões do Brasil", finalizou.

Para que pudesse atender às orientações do Ministério da Saúde e do Comandante da Aeronáutica, em relação à prevenção da COVID-19, foi realizada uma solenidade mais simples, sem a presença de convidados, mas que foi planejada e conduzida de forma a honrar a importância da data.

Fotos: Soldado Mascarenhas