COVID-19

ITA desenvolve lavatório que ajuda a prevenir disseminação da COVID-19

Iniciativa tem como objetivo facilitar a higienização das mãos em locais públicos na prevenção da contaminação e disseminação do Coronavírus
Publicada em: 03/06/2020 20:58
Imprimir
Fonte: ITA, por Capitão Fábio e Tenente Dafne
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Capitão Oliveira Lima

Com o objetivo de contribuir com soluções de combate à COVID-19 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Divisão de Engenharia Civil desenvolveu o Lavatório Autônomo de uso Compartilhado (LavAC), uma iniciativa para facilitar a higienização das mãos em locais públicos na prevenção da contaminação e disseminação do Coronavírus.

O projeto surgiu a partir da demanda do Pró-Reitor de Administração do ITA, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves, que vislumbrou o uso de lavatórios móveis na volta às aulas presenciais do ITA. Em sua primeira contribuição, o protótipo do LavAC foi utilizado na cerimônia de celebração dos 70 anos de criação do ITA, realizada em 22 de maio deste ano.

O lavatório portátil foi idealizado para locais com pouca ou nenhuma infraestrutura permanente. Não precisa estar conectado a qualquer infraestrutura, como abastecimento de água ou coleta de esgoto e possui uma estrutura compacta sob rodas que facilita o transporte. O acionamento da torneira por pedal evita o uso da mão no equipamento, além de reduzir o consumo de água. O dispenser de sabão também possui uma alavanca, podendo ser acionado com o cotovelo. O protótipo pode ser utilizado por 4 usuários simultaneamente e estima-se a capacidade para 600 utilizações.

O projeto foi executado pelo técnico da Divisão, Engenheiro Rodolfo Belasco, e pela Instrutora do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Tenente Engenheira Dafne de Brito Cruz, sob a coordenação Chefe da Divisão, Capitão Engenheira Mayara Condé Rocha Murça.

Para a Tenente Engenheira Dafne, o projeto surgiu com o objetivo  inicial de prevenção da contaminação no ITA. "Essa é uma ação que pode ser aplicada nas demais organizações militares do campus e na sociedade em geral. As aplicações do projeto no âmbito do Comando da Aeronáutica não se limitam à higienização, podendo servir de suporte no ambiente operacional em exercícios de campanha ou missões de conflito. Como continuação do projeto, pretende-se estudar tecnologias para criar um sistema de reuso da água, de forma a aumentar a capacidade do lavatório”, explicou.

Essa não é a primeira ação do ITA para auxiliar no enfrentamento à pandemia. A universidade colocou conhecimentos acumulados ao longo de décadas à disposição da sociedade brasileira. Por intermédio de seu Centro de Competência em Manufatura (CCM), a instituição de ensino superior disponibilizou um guia de fabricação de equipamento de proteção individual (EPI) baseado em normas e regulamentações. O manual traz informações relevantes, tanto para quem precisa quanto para quem quer contribuir com a fabricação e a doação dos equipamentos O guia traz regulamentação e dicas de processo de impressão 3D.

Fotos: ITA