OPERAÇÃO COVID-19

FAB transporta Equipamentos de Proteção Individual para Macapá (AP)

C-105 Amazonas realizou Transporte Aéreo Logístico de mais de 4 toneladas de EPIs para a região norte do país
Publicada em: 23/05/2020 11:11
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (22/05), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15°GAV) – Esquadrão Onça, transportou 4,5 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de São Paulo (SP) para Macapá (AP). A missão interministerial foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2806 decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, às 14h10 (horário de Brasília) transportando a carga contendo máscaras, aventais, luvas e óculos, além de álcool em gel e pousou em Macapá, às 21h55. Os itens foram entregues à Secretaria Estadual de Saúde do Amapá e serão utilizados por profissionais de saúde no combate ao novo Coronavírus.

O Comandante do C-105, Capitão Aviador Kleber Aurélio Saugo, avalia a importância da missão. “É uma oportunidade ímpar participar e cumprir essa missão no combate à COVID-19. Sinto muito orgulho de fazer parte da Força Aérea Brasileira e contribuir para os que necessitam”, enfatizou.

Para o Sargento Rodrigo Andrade Parreira, que desempenha a função de mecânico da aeronave, é uma grande honra participar de uma missão em prol da sociedade. “Levar os equipamento a serem utilizados pelos profissionais de saúde nesse momento complexo que o país está passando é muito gratificante”, declarou.

Operação COVID-19
A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Ten Kramer/ BASP, Sargento Jacqueline e Sargento Galardo/DTCEA-MQ

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19 no Flickr oficial da FAB.

imagens/original/40346/C1051.jpg
imagens/original/40346/C1052.jpg
imagens/original/40346/C1053.jpg
imagens/original/40346/C1055.jpg
imagens/original/40346/maca1.jpg
imagens/original/40346/maca8.jpg