COVID-19

HFAB promove treinamento para técnicos de enfermagem

Objetivo principal foi aprimorar conhecimentos e técnicas para a atuação na identificação, notificação e manejo de casos de infecção humana pelo novo Coronavírus
Publicada em: 19/05/2020 17:46
Imprimir
Fonte: HFAB, por Suboficial Jefferson
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Capitão Oliveira Lima

O Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB) promoveu, nessa segunda-feira (18), a instrução e treinamento teórico-prático para os técnicos de enfermagem, com o objetivo principal de aprimorar conhecimentos e técnicas para a atuação na identificação, notificação e manejo  de casos de infecção humana pelo novo Coronavírus, de modo a mitigar os riscos de transmissão.

O Tenente Enfermeiro Rennê Veríssimo de Lima apresentou a teoria da patologia da COVID-19, ressaltando todos os cuidados de enfermagem que devem ser adotados durante o contato com os pacientes. Ele ressaltou que, nos casos considerados leves, os pacientes deverão ser conduzidos de maneira a orientar medidas de conforto, isolamento domiciliar e monitoramento até a alta deste isolamento. Nos casos graves, a instrução é de estabilização clínica e encaminhamento para unidades de referência ou serviços de urgência/emergência hospitalar.

“Dada a letalidade da doença, os idosos devem ser priorizados para o atendimento e, além deles, pessoas com doenças crônicas, gestante, puérperas, portadores de doenças cromossômicas, transplantados e imunodeprimidos”, completou o Tenente Rennê Veríssimo.

O Tenente Fisioterapeuta Gunther Francisco Amaral, profissional com especialização em fisioterapia respiratória, discorreu sobre a utilização da posição prona (rotação do paciente) no tratamento da insuficiência respiratória aguda na COVID-19 e colocou em prática o manejo. "Os presentes puderam realizar os procedimentos de maneira bastante realística, bem como esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema", destacou.

Para o Sargento Técnico em Enfermagem Ítalo Fernandes, que participou do treinamento, o curso teve grande importância. “Foi uma ótima oportunidade de aprendizado com profissionais extremamente qualificados, que utilizaram um método muito dinâmico nas demonstrações e na condução da parte prática da instrução”, disse.

Fotos: Suboficial Jefferson