OPERAÇÃO OSTIUM

FAB intercepta avião em voo irregular sobre o estado do Amazonas

Ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços
Publicada em: 18/05/2020 18:49
Imprimir
Fonte: SDAI, Ten Emília e Polícia Federal
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Durante operação integrada com a Polícia Federal, com o Grupo Especial de Fronteira do Mato Grosso (GEFRON-MT) e com a Polícia Militar do Amazonas, a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na tarde desta segunda-feira (18), um avião de pequeno porte, modelo Piper Seneca, em voo irregular sobre o estado do Amazonas. A ação envolveu duas aeronaves A-29 Super Tucano da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA).

A aeronave suspeita foi classificada como tráfego aéreo desconhecido e passou pelos procedimentos de averiguação e persuasão, chegando ao tiro de aviso, tudo sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

O avião foi escoltado até o pouso, no Aeroporto de Porto Urucu, em Coari (AM), onde a Polícia Federal assumiu as ações. O piloto da aeronave foi preso em flagrante e grande quantidade de entorpecentes foi apreendida.

A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam, em conjunto, a FAB e Órgãos de Segurança Pública.

Fotos: Sgt Bianca Viol/CECOMSAER e Polícia Federal/PF