COVID-19

Profissionais de Odontologia do HFAG promovem instrução sobre a COVID-19

O objetivo foi orientar profissionais sobre os processos e os cuidados com biossegurança relacionados à pandemia
Publicada em: 02/05/2020 19:46
Imprimir
Fonte: HFAG, por Tenente Venturi
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Fraga - Revisão: Major Monteiro

Militares da Odontologia Hospitalar do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), do Rio de Janeiro (RJ), promoveram, no dia 16 de abril, instrução sobre a COVID-19 e o papel da Odontologia no contexto interdisciplinar. O treinamento foi realizado por Oficiais Médicos e Cirurgiões-dentistas da Organização Militar para representantes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Academia Brasileira de Odontologia.

O objetivo foi orientar profissionais sobre os processos e os cuidados com biossegurança relacionados à COVID-19, bem como esclarecer maneiras de realizar procedimentos orais com vistas à proteção dos pacientes e da equipe.

De acordo com a Chefe da Divisão Odontológica, Major Dentista Marcello Rolla de Souza, além da capacitação, a instrução serviu para aproximar a Universidade e as entidades formadoras de opinião do HFAG. "Contribuiu sobremaneira para a troca de experiências em protocolos que necessitam ser atualizados frequentemente, devido ao ineditismo da doença", disse.

A Chefe da Seção de Odontologia Hospitalar do HFAG, Tenente Dentista Beatriz Venturi, complementa. "O protocolo de cuidados bucais para o paciente com  COVID-19, fundamentado na literatura científica, previne o contágio dos profissionais de saúde que lidam com estes pacientes'.

Fotos: Renato Vianna