OPERAÇÃO COVID-19

Aeronave C-105 Amazonas da FAB transporta materiais de saúde entre SP e MS

São 15 respiradores hospitalares e 20 mil máscaras de proteção entregues em Campo Grande (MS)
Publicada em: 18/04/2020 15:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Jonathan e Asp Flávia
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Uma aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou, neste sábado (18/04), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Esquadrão Onça (1º/15º GAV), transportou 15 respiradores hospitalares e 20 mil máscaras de proteção, de Guarulhos (SP) para Campo Grande (MS). A missão foi designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde.

O FAB 2806 com o carregamento decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP) às 10h45 (horário de Brasília) e pousou na Ala 5 - Base Aérea de Campo Grande, às 13h05. Os materiais hospitalares foram entregues para o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e serão empregados no combate ao novo Coronavírus.

O Comandante da Aeronave, Tenente Aviador Matheus Cerutti Martins, falou do orgulho em integrar o Esquadrão Onça e fazer parte dessa missão. "Uma honra apoiar a nossa sociedade, representando a FAB e reafirmando nosso compromisso com a Pátria, com a sociedade brasileira", enfatizou.

O Mestre de carga (loadmaster) do C-105 que executou a missão, Sargento Gabriel Heringer Klein Pinheiro, disse que se sente honrado em poder contribuir com os esforços no combate à pandemia. “É uma grande satisfação colocar em prática todo o treinamento que recebemos ao longo da carreira, em prol da Nação”, declarou.

OPERAÇÃO COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do Coronavírus em apoio à população.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Tenente Kramer / BASP; Tenente Brites / Ala 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assista ao vídeo da missão.

Acompanhe a página especial sobre atuação da FAB na Operação COVID-19.

Confira mais fotos da Operação COVID-19, no Flickr oficial da FAB.

Veja também a cobertura da missão no perfil da Força Aérea Brasileira no Twitter:

imagens/original/40153/AC_105.jpg
imagens/original/40153/BC_105.jpg
imagens/original/40153/CC105.jpg
imagens/original/40153/DC105.jpg
imagens/original/40153/EC105.jpg
imagens/original/40153/FC105.jpg