SAÚDE

Aspirantes Médicos recebem Curso de Prática Ambulatorial em Barbacena (MG)

Dentre as atividades está o treinamento sobre paramentação e desparamentação no contexto de atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19
Publicada em: 16/04/2020 16:25
Imprimir
Fonte: ES-BQ, por Tenente Grillo
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Monteiro

O Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), com apoio da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), realizou, entre os dias 3 e 8 de abril, treinamento para sete Aspirantes a Oficial Médicos da Turma Tupã, do Estágio de Adaptação e Serviço 2020, que integrarão o efetivo ao final de agosto deste ano. As instruções abordaram as patologias de urgência e emergência mais recorrentes no atendimento ao posto de serviço de Médico de Dia, nas diversas especialidades clínicas, e, ainda, orientações acerca do funcionamento de seções do Esquadrão. 

O curso foi dividido em partes teóricas e práticas, sendo as instruções multidisciplinares focadas no preparo para atuação no atendimento aos militares e dependentes da GUARNAE-BQ, bem como pensionistas e usuários do Fundo de Saúde da Aeronáutica (FUNSA).

Nos dias 13 e 14 de abril, em parceria com a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), foram realizados treinamentos práticos em laboratório de habilidades clínicas e traumáticas em temas de urgência e emergência, como atendimento ao choque, parada cardiorrespiratória, Acidente Vascular Cerebral (AVC), politrauma, crise asmática e síndromes coronarianas agudas.

Como parte do curso e atendendo as necessidades da atual pandemia mundial, os militares receberam um treinamento sobre a paramentação e desparamentação no contexto de atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19, popularmente conhecido como Coronavírus.

O Chefe da Seção de Clínicas Médicas do ES-BQ e Coordenador do Curso de Práticas Ambulatoriais do ES-BQ, Capitão Médico Marcelo Henrique de Oliveira, explica que as instruções em temas de emergências e urgências são importantes para que os novos Aspirantes se familiarizem com os protocolos de atendimento vigentes. "A parceria do ES-BQ com a FAME ofertou uma excelente estrutura física e de materiais para a complementação do treinamento no campo prático”, acrescenta.

O Coordenador-Geral do Curso de Prática Ambulatorial do ES-BQ, Major Médico André Luiz Villalba Codorniz, enfatiza que o curso não é somente voltado para atender as necessidades de doenças atuais, como a COVID-19. "Destina-se a proporcionar uma visão mais amplificada de como funciona a assistência do Esquadrão, capacitando-os também para uma atuação com o máximo de qualidade", completa.

Motivado na busca de aperfeiçoamento para atuar nas clínicas médicas do ES-BQ, o Aspirante a Oficial Médico Lucas Antônio Rigueira menciona os Oficiais e civis que atuaram no treinamento. “Agradeço a todos os profissionais que disponibilizaram um tempo de suas rotinas de serviço para fazer acontecer, ministrar e auxiliar as instruções de extrema qualidade e valia para complementar nosso aprendizado” ressaltou.

Fotos: Aspirante Pedro e Aspirante Rigueira / GUARNAE-BQ