OPERAÇÃO COVID-19

Equipe de Análises Clínicas do HAAF recebe instrução sobre coleta de swab

O procedimento faz a coleta de exames microbiológicos, realizado para detectar o novo Coronavírus
Publicada em: 17/04/2020 07:55
Imprimir
Fonte: HAAF, por Tenente Elisa
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Letícia Faria - Revisão: Major Monteiro

Militares que atuam na Subdivisão de Análises Clínicas do Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), no Rio de Janeiro (RJ), participaram, nessa segunda-feira (13), de instrução sobre procedimentos de coleta de swab – cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos – de nasofaringe e orofaringe dos pacientes suspeitos de infecção do novo Coronavírus.

O treinamento foi realizado pelas enfermeiras do Serviço de Vigilância e Saúde Masao Goto, da Prefeitura do Rio de Janeiro, Mônica Valente da Rocha Oliveira e Aline de Lima Pereira. Elas orientaram sobre os processos e os cuidados de biossegurança a serem tomados durante a coleta de material biológico para a detecção da COVID-19 pelo teste laboratorial. De acordo com a enfermeira responsável do Serviço de Vigilância, Adriana Viana Costa Porto, além da capacitação, a instrução serviu para aproximar o Sistema Único de Saúde (SUS) do HAAF, contribuindo para a comunicação e notificações de casos.

Por se tratar de uma instrução, os Equipamentos de Proteção  Individual (EPIs) utilizados não são os mesmos que, no momento do atendimento, visam à preservação desse material para a prática com o paciente. Os testes diagnósticos são realizados no HAAF e inicialmente destinados aos trabalhadores de saúde que apresentam sintomas, seguindo as determinações do Sistema de Saúde da Aeronáutica.

Para a Chefe da Divisão Farmacêutica do HAAF, Capitão Farmacêutica Alexandra Vidal Pedinotti Zuma, este é um momento pela busca da capacitação do efetivo. “Assim, padronizamos os procedimentos respeitando a biossegurança dos profissionais e ambiente, permitindo um rápido diagnóstico”, finaliza a Oficial.

Fotos:  Tenente Elisa/HAAF