OPERAÇÃO COVID-19

Guarnição de Aeronáutica de Recife auxilia no enfrentamento ao novo Coronavírus

Efetivo oferece apoio psicológico e participa de doação de sangue
Publicada em: 12/04/2020 17:12
Imprimir
Fonte: CINDACTA III, por Tenente Bianca
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Letícia Faria - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) realizaram ações de solidariedade. De forma voluntária, eles estiveram na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE) para doação de sangue. Além disso, o efetivo do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), em parceira com o Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), oferece suporte psicológico a militares da ativa e veteranos, juntamente com  seus dependentes, e aos servidores civis da Guarnição. As ações têm como foco central auxiliar no enfrentamento ao novo Coronavírus.

CINDACTA III e HARF realizam campanha de suporte psicológico

A parceria entre o CINDACTA III e o HARF envolve oito profissionais, para oferecer suporte psicológico a militares da ativa e veteranos, juntamente com  seus dependentes, e aos servidores civis da GUARNAE-RF. O objetivo é reduzir o estresse causado pelos momentos vividos neste período de isolamento social.

Nesta forma de intervenção, o foco é oferecer o suporte, a escuta, o acolhimento e a orientação, não sendo considerado como tratamento psicoterápico. Por outro lado, respostas emocionais, embora consideradas disfuncionais (problemas com o sono, irritabilidade aumentada, sentimentos e pensamentos negativos, entre outras), em um cenário de crise, são consideradas normais. O atendimento é feito por meio do contato telefônico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h

A psicóloga do CINDACTA III, Tenente Manuela Beltrão, salienta que esta é uma importante iniciativa, por demonstrar preocupação com a segurança e bem estar da Família Força Aérea. “No atual cenário de pandemia, com o isolamento social e as alterações no dia a dia do indivíduo, existe um aumento no nível de estresse, ansiedade e depressão. Com o atendimento telefônico, podemos prestar apoio emocional, orientando no desenvolvimento de estratégias de como lidar nessa situação”, afirma a Oficial.

Doação de sangue

A ação aconteceu na última quarta-feira (08/04) e teve a intenção de contribuir com o abastecimento dos bancos de sangue de Pernambuco, em razão da baixa no estoque por conta da pandemia de COVID-19. O Comandante do CINDACTA III e Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto Nordeste, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, promoveu, junto à GUARNAE-RF, a campanha de doação de sangue.

As doações acontecem de forma coordenada, com o objetivo de evitar aglomerações e diminuir as chances de contaminação pelo vírus. Assim, são respeitadas as recomendações de distanciamento e higiene, não havendo risco para os voluntários. O Soldado Moaci Francisco de Queiroz Filho foi um dos doadores e salientou a importância do ato. “Estamos passando por um momento delicado e, com essas ações, ajudamos aqueles que necessitam”, afirmou.

A GUARNAE-RF realiza, também, campanhas de arrecadação de alimentos para familiares de militares, bem como para população civil. Apoia, ainda, o desembarque de materiais de saúde transportados pela Força Aérea Brasileira, além de participar das ações do Comando Conjunto Nordeste no combate ao vírus, cumprindo, assim, as determinações do Ministério da Defesa.

Fotos: Soldado Pedro Henrique/GUARNAE-RF