DIA DO ESPECIALISTA

EEAR: O Berço da família de Especialistas

Instituição que forma os futuros sargentos especialistas da Força Aérea Brasileira que atuam em diversas Organizações da FAB pelo país
Publicada em: 23/03/2020 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é a instituição que forma os futuros sargentos especialistas da Força Aérea Brasileira que atuam em diversas Organizações da FAB pelo país. O “Berço dos Especialistas”, como é conhecida, é também o lugar em que filhos, netos, sobrinhos e primos são inspirados pela profissão da família. 

A família do Suboficial Músico Gerson Coração representa toda dedicação, amor e respeito à FAB. Formado na primeira turma de Músicos da Escola em 1993, as duas filhas do militar seguiram seus passos profissionais. A Sargento Letícia Lemos Coração, especialista em Administração, foi a primeira a manifestar interesse pela profissão. “Meu pai sempre demonstrou amor pela Força Aérea. Como ele, apaixonei-me pelas atividades realizadas na Escola e, quando decidi ingressar na Especialista, ele me incentivou muito a seguir a carreira”, relata Letícia.

A irmã mais nova, Aluna Larissa Lemos Coração, não ficou para trás. Ela concluiu o período de adaptação do Curso de Formação de Sargentos, na especialidade de Eletrônica, seguindo os passos da irmã, a Sargento Letícia Lemos. “Comecei a pensar em entrar na Força Aérea quando minha irmã ingressou em 2013. Ela sempre foi muito transparente e apaixonada pelo que faz. Hoje, estou vivenciando várias experiências desafiadoras. Com o apoio da minha irmã e de meus pais, tenho certeza de que me tornarei o exemplo que eles são”, conta.

Orgulho é a palavra que resume a carreira que a família seguiu. “Sempre procurei dar o meu melhor para a FAB no tocante às minhas atribuições, e essa atitude serviu para influenciar a minha filha mais velha, que mais tarde influenciou a filha mais nova. Tenho muito orgulho de pertencer à FAB e ter ao meu lado as minhas filhas, trilhando o mesmo caminho. Que elas nunca se esqueçam dos valores que foram despendidos a elas”, finaliza o Suboficial Gerson.

ESCOLA COMPLETA 79 ANOS

O Dia do Especialista de Aeronáutica é comemorado em 25 de março. A criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é datada em 1941. Localizada em Guaratinguetá (SP), até hoje preserva-se, historicamente, parte das instalações da antiga Escola Prática de Agricultura e Pecuária, identificada por um painel de azulejos, aposto na parte frontal e superior do Pavilhão Prefeito André Broca Filho, sede atual da Divisão de Ensino da EEAR, em frente ao Prédio do Comando.

A EEAR ocupa um espaço de, aproximadamente, 10 milhões de metros quadrados, com uma área construída superior a 119 mil metros quadrados, contendo 93 prédios administrativos e 416 residências, distribuídas em três vilas militares: Vila dos Oficiais, Vila dos Suboficiais e Sargentos e Vila de
Cabos e Taifeiros.

Fotos: Tenente Candiani /EEAR e Sargento Bianca Viol / CECOMSAER