INGRESSO

FAB abre 220 vagas para o Curso de Formação de Sargentos

Inscrições para o processo seletivo podem ser feitas a partir desta segunda-feira (17) e seguem abertas até o dia 18 de março
Publicada em: 17/02/2020 21:26
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, para o primeiro semestre de 2021 (CFS 1/2021). As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas a partir desta segunda-feira (17) e seguem abertas até às 15 horas do dia 18 de março, no endereço https://ingresso.eear.aer.mil.br/, onde também são encontradas as informações relativas à seleção. O valor da taxa é de R$ 60,00.

As 220 vagas são destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas, para serem habilitados à matrícula no CFS 1/2021.

Há vagas para as seguintes especialidades: Mecânico de Aeronaves (BMA), Material Bélico (BMB), Guarda e Segurança (SGS), Equipamento de Voo (BEV) e Controle de Tráfego Aéreo (BCT).

Para ser habilitado à matrícula, o candidato deve atender a todas as condições previstas nas Instruções Específicas, entre elas ter concluído com aproveitamento o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino, de forma que possa apresentar, na data da Validação Documental, o certificado, diploma ou declaração de conclusão e o histórico escolar.

O processo seletivo é composto por provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, além de Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar e Validação Documental. As provas escritas ocorrerão no dia 7 de junho de 2020.

Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e classificados dentro do número de vagas, selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), para a Concentração Final, no dia 10 de janeiro de 2021. O curso terá duração aproximada de dois anos.

Após a formatura, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Foto: Soldado Anderson Soares / CECOMSAER