OPERAÇÃO REGRESSO

Autoridades visitam instalações em Anápolis que abrigarão repatriados

Ala 2 - Base Aérea de Anápolis (GO) acomodará os repatriados provenientes de Wuhan, na China, epicentro do coronavírus
Publicada em: 08/02/2020 15:57
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

Dando continuidade à Operação Regresso à Pátria Amada Brasil, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; e o Coordenador da Operação e Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, visitaram, nesta sexta-feira (7/2), as instalações da Ala 2 - Base Aérea de Anápolis (GO), que vão acomodar os 34 repatriados provenientes de Wuhan, na China, epicentro do coronavírus. O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o Prefeito de Anápolis, Roberto Naves; e o Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Contra-Almirante Médico Antônio Barra Torre, acompanharam a comitiva durante a visita.

Também compareceram à Organização Militar o Deputado Federal Vitor Hugo; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache; e Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica.

O Tenente-Brigadeiro Damasceno detalhou para as autoridades e para a imprensa a infraestrutura do espaço e a rotina dos repatriados, a partir da chegada das aeronaves. “As pessoas sairão das aeronaves em direção às viaturas, irão para seus quartos e a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás fará o primeiro procedimento para identificação de possibilidades de ocorrência do vírus. No dia seguinte, começam as atividades de rotina em relação à saúde, alimentação, programação de entretenimento, facilidades na hospedagem, horários da alimentação, dentre outras atividades”, exemplificou. 

Após conhecer o espaço, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou estar impressionado com a estrutura montada. “Tudo foi preparado nos mínimos detalhes e em muito pouco tempo. A nossa Força Aérea está de parabéns. Estamos em perfeitas condições de receber os repatriados que estão chegando de Wuhan”, disse. 

Estrutura

As famílias ficarão instaladas em apartamentos adaptados às suas necessidades, com berços, camas, frigobar, TV, internet e outras facilidades. Os repatriados contarão, ainda, com espaço para entretenimento e lazer, além de monitoramento diário de saúde, apoio psicológico, odontológico, primeiros socorros, dentre outros auxílios.

Confira o vídeo.

Para mais informações, acesse a página especial da Operação Regresso à Pátria Amada Brasil.

Veja, ainda, o álbum de imagens da Operação no Flickr da FAB.

Fotos: Sargento Marcos Poleto / CECOMSAER; ASCOM / MD

Vídeo: Sargento Santiago Moraes / CECOMSAER

imagens/original/39890/coletiva1.png
imagens/original/39890/coletiva34.png
imagens/original/39890/WhatsApp_Image_2020_02_07_at_22.08.56.jpeg
imagens/original/39890/WhatsApp_Image_2020_02_07_at_23.52.59.jpeg
imagens/original/39890/WhatsApp_Image_2020_02_07_at_23.53.33.jpeg
imagens/original/39890/WhatsApp_Image_2020_02_08_at_08.56.13.jpeg