OPERAÇÃO REGRESSO

Tripulação da FAB recebe cumprimentos ao embarcar para a China

O retorno está previsto para sábado (08), na Ala 2 - Base Aérea de Anápolis (GO)
Publicada em: 05/02/2020 22:09
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Tenente-Coronel Santana

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, estiveram na manhã desta quarta-feira (05/02), na Ala 1 - Base Aérea de Brasília, para cumprimentar as tripulações que transportarão os brasileiros que estão em Wuhan, na China.

O Ministro da Defesa agradeceu e parabenizou a FAB pelo apoio prestado na Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. “Agradeço à Força Aérea Brasileira pela presteza, rapidez e prontidão para cumprir esta missão”, enfatizou.

O Comandante da Aeronáutica também enalteceu a atuação da FAB. “Estamos orgulhosos de poder participar desta missão, na qual estão envolvidos, além do Ministério da Defesa e a FAB, os Ministérios das Relações Exteriores e da Saúde”, completou.

O Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Coordenador da Operação, disse que as expectativas para o transporte dos brasileiros são as melhores possíveis. “Estamos preparados em Anápolis, na nossa Base Aérea, tendo toda orientação da Anvisa. Estivemos lá durante a semana adequando nossos hotéis, com o Ministério da Saúde indicando as melhores práticas", frisou.

A operação
As duas aeronaves VC-2 da FAB decolaram às 12:20h, horário de Brasília. Estão a bordo dos aviões: tripulantes do Grupo de Transporte Especial, militares do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), além dos profissionais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e dos médicos do Ministério da Saúde. As equipes médicas são capacitadas para realizar atividades de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).    

O Major Aviador Emanuel Garioli, um dos pilotos, enfatizou o orgulho de participar dessa missão. “Tudo foi planejado com muito cuidado e capricho. Essa missão nos enche de orgulho e ficará marcada em nossas vidas”, finalizou.

Os brasileiros serão transportados de Wuhan até a Ala 2 - Base Aérea de Anápolis, onde ficarão em regime de quarentena. O retorno ao Brasil tem previsão de acontecer neste sábado (08/02).

O Ministério da Defesa, por meio da FAB, em conjunto com o Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores e demais Órgãos do Governo, atuarão seguindo protocolos e instruções oficiais para garantir a segurança, tanto dos passageiros, quanto dos militares e profissionais de saúde envolvidos na missão.

Clique aqui e assista como foi o evento.

Fotos: Soldado A. Soares/ CECOMSAER

Vídeo: Sargento Keyla dos Santos e Soldado Vitor Chagas/ CECOMSAER

imagens/original/39879/200205ASO061_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39879/200205ASO077_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39879/200205ASO079_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39879/200205ASO080_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39879/200205ASO089_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39879/200205ASO090_Anderson_Soares.jpg
imagens/original/39879/200205ASO117_Anderson_Soares.jpg