CELEBRAÇÃO

Unidades da FAB recebem imagem da Padroeira dos Aviadores em peregrinação

Nossa Senhora do Loreto completa 100 anos da Proclamação como Padroeira Universal dos Aviadores em 2020
Publicada em: 28/12/2019 09:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) localizadas no Rio de Janeiro (RJ) receberam, nessa quinta-feira (26), a imagem de Nossa Senhora do Loreto, Padroeira dos Aviadores. A imagem chegou à Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Campo dos Afonsos, onde foi recepcionada por civis e militares na sede do Comando da Organização e foi homenageada em uma missa celebrada na Capela Militar Nossa Senhora do Loreto da UNIFA. O Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Brigadeiro Intendente José Jorge de Medeiros Garcia participou da cerimônia religiosa e falou da importância do Campo dos Afonsos receber a visita da imagem durante as celebrações dos 100 anos da Escola de Aviação Militar.

"Neste centenário, essa visita, que já seria uma grande honra, se reveste de uma importância muito grande, por esse ano estarmos celebrando também os 100 anos da Aviação Militar no Brasil. É o Berço da Aviação Militar aqui no lendário Campo dos Afonsos, então é muito importante coroar essa celebração também recebendo a imagem da Santa", disse o Brigadeiro Medeiros.

Em seguida, a peregrinação da imagem chegou à Ala 12, no bairro de Santa Cruz, onde foi recebida por fiéis no Hangar do Zeppelin. Ela foi levada em procissão até a capela batizada em homenagem à santa, onde foi realizada uma vigília religiosa pelo Tenente Capelão Fabio Macereau Dos Santos. O Comandante da unidade, Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes falou da relação da unidade com Nossa Senhora do Loreto.

"É um presente para a Ala 12 receber essa imagem, é uma forma de concretizar o que nós pedimos todos os dias, que a proteção de Nossa Senhora do Loreto para todas as missões que nós fazemos aqui na Ala 12, de controlar, defender e integrar o território nacional, nós cumpramos com toda a segurança", afirmou o Coronel Antunes.

A peregrinação da imagem que veio ao Brasil faz parte das comemorações de seu centenário que começaram no último dia 8 de dezembro, com a abertura da Porta Santa no Santuário Loreto, na Itália. A santa permanece no Rio até o dia 5 de janeiro, passando por aeródromos civis e militares da cidade, paróquias em homenagem à padroeira e capelas militares, além do Santuário Cristo Redentor. No mundo, as celebrações seguem até 10 de dezembro de 2020, quando é celebrado do Dia de Nossa Senhora do Loreto.

Assista à matéria em vídeo sobre as celebrações.

Fotos: Soldado Thallys Amorim/CECOMSAER
Vídeo: Soldado Victor Chagas/CECOMSAER