FOTOGRAFIA

Fotografia de Sargento da FAB está entre as melhores do mundo

O Sargento Johnson Barros também produziu imagens de aeronaves militares que já foram premiadas
Publicada em: 26/12/2019 17:03
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

A fotografia noturna de um avião RV-8, pertencente a Esquadrilha Fox, produzida pelo Sargento Johnson Barros, da Força Aérea Brasileira (FAB), está entre as três melhores do mundo na categoria Aviação Geral, segundo a revista especializada Aviation Week, uma das mais conceituadas da área. A imagem intitulada "Ciranda Estrelar" foi produzida em julho desse ano, em Brasília (DF).

O Sargento Johnson explica que, para que ocorresse o clique, foi necessário o planejamento de toda a composição da imagem. Começou com um desenho e para que ela se tornasse realidade foi feita com uma mistura de técnicas - light painting (pintar com a luz), exposure stacking (empilhamento de fotos para aproveitar as partes iluminadas) e astrofotografia, um tipo especializado que envolve gravar imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu noturno.

Segundo o militar, tudo começou pelo planejamento que envolveu o estudo do mapa da região, da meteorologia e da carta celeste do dia mais favorável. Colocando todos os elementos em seus respectivos lugares, a câmera começou a registrar o movimento das estrelas no céu, juntamente com a impressão das luzes de flash e lanterna, com as quais o fotógrafo revelava o avião invisível aos olhos humanos naquela situação. "A única coisa que não foi prevista foi uma estrela cadente que apareceu na fotografia", comenta.

Reconhecimento

Para o Sargento Johnson, mais importante que um prêmio e uma fotografia, o trabalho é a expressão de paixões que cultiva desde a infância, iniciada com desenhos de aviões nos cadernos. "Ao longo dos anos, a fotografia se tornou minha maneira de me comunicar e, por isso, acabei somando o time do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica [CECOMSAER]. Na FAB, quando penso em uma fotografia, imagino milhares de jovens que podem se empolgar ao ver uma imagem e se ver futuramente vestindo o azul", opina.

Carreira

Outras fotografias do Sargento Johnson já receberam o reconhecimento de diversas publicações, entidades e sites. A própria Aviation Week já o colocou como um dos melhores do mundo outras vezes (2009, 2013, 2014, 2015). Há cinco anos, a foto de um A-29 Super Tucano da FAB apareceu na lista das 25 melhores imagens do mundo, selecionadas a partir da rede social Flickr. Em 2017, a foto do helicóptero Bell H-13 da FAB foi escolhida entre as quinze melhores do Flickr Brasil.

Em sua formação, o militar fez o curso Seeing Through Photographs, no Museu de Arte Moderna de Nova York, no Estados Unidos. Também se capacitou nas áreas de Criação e Elaboração, Direção de Fotografia e Tecnologia em Processamento de Dados. 

Com 20 anos de serviço ativo na FAB, o Sargento Johnson é especialista em Manutenção de Aeronaves. Sua carreira de fotógrafo começou quando servia no 1° Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis (GO), onde registrava os Mirage III que operavam naquela Unidade. Atualmente, ele trabalha no CECOMSAER.

Veja outras imagens dos fotógrafos da FAB no perfil oficial do Flickr.

Fotos: Sargento Johnson Barros / CECOMSAER

imagens/original/39743/180511JOH2921_Johnson_Barros.jpg
imagens/original/39743/jhonson.jpg
imagens/original/39743/jhonson111.jpg
imagens/original/39743/jhonson1111.jpg
imagens/original/39743/jhonson454.jpg
imagens/original/39743/johnson.jpg