LIVRO

Livro trata do que se chama o Algoritmo de Santos-Dumont

Pesquisas para a obra, de autoria de Coronel da FAB, iniciaram-se em 2007
Publicada em: 09/12/2019 17:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, do Coronel Aviador da Reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) Francisco Laélio de Oliveira Bedê, um exemplar do livro de sua autoria: “Algo novo na Física de voo de todos os tipos de avião: coeficiente 'angular' de sustentação – CAS”. De acordo com o autor, o livro trata do que se chama o Algoritmo de Santos-Dumont, desenvolvido por ele, na prática, por volta de 1906, mas que não recebeu um tratamento físico-matemático na época, devido à ciência ainda ser incipiente.

“Todos os aviões do mundo, desde os de Santos-Dumont até os mais modernos, só decolam se estiverem dentro do Algoritmo de Santos-Dumont. Esse algoritmo representa a equação que ele desenvolveu de forma adimensional e chegou a um resultado prático, estipulando uma fórmula de conhecimento físico-matemático, que corrobora a Engenharia Aeronáutica”, relata o autor.

A pesquisa para o livro, que tem 352 páginas, iniciou-se em 2007. “O trabalho começou como estudo simples baseado na prática e na intuição calculista do Pai da Aviação, Alberto Santos-Dumont. Aprofundando-se na sua teorização, o trabalho passou a ter feição mais consistente, tornando-se um ensaio científico. Face aos recursos tecnológicos da modernidade, a obra deu um novo salto consubstanciando-se formalmente num tratado de caráter altamente científico na área da Teoria do Voo, de modo a revelar como a Matemática dos coeficientes 'angulares' de sustentação deve ser aplicada diretamente ao estudo da Física, inerente a todos os tipos de avião", declara o autor, no livro.

O Coronel Francisco Bedê é um estudioso da vida de Santos-Dumont e autor do livro "Santos Dumont, o engenheiro autodidata". Em 2014, ele foi o único latino-americano a apresentar trabalho na 13ª Conferência Internacional de Aviação e Cosmonáutica, realizada em Moscou. Com o título oficial de "Teoria do Coeficiente Angular Ca na Decolagem Horizontal de Aviões de Asas Fixas que Utilizam Combustíveis Líquidos", o trabalho foi elogiado pelo Professor PhD do Instituto de Aviação de Moscou Nikolay Konstantinovich Liseytsev. “Não sendo sua proposição científica um estudo de caráter mandante, isto é, que poderia contrariar conceitos tradicionais da Ciência Aeronáutica, soma-se às várias metodologias científicas existentes”, afirmou o professor na época.

Confira abaixo a dedicatória do autor do livro ao Comandante da Aeronáutica:

“Ao Exmo. Sr. Comandante da Aeronáutica Brasileira, Ten. Brig. do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez:

Com enorme apreço ofereço este livro, o qual generosamente está sendo permitido o seu lançamento simbólico na data de formatura dos novos Aviadores da F. A. B., na ALA 10/ Natal/RGN.

Fiz da Aviação o meu ideal de vida, por isso entendo que o conhecimento deve ser transferido graciosamente aos mais novos.

O Algoritmo deixado por Santos Dumont é eterno.

Natal, RGN, em 5 de dezembro de 2019.

(ass.) Francisco L. O. Bedê”

Fotos: Anderson Soares / CECOMSAER

imagens/original/39684/1.jpg
imagens/original/39684/2.jpg
imagens/original/39684/3.jpg