FLASH MOB

Banda Sinfônica Asas de Minas supreende público no aeroporto em Minas Gerais

Confira, também, como foram os concertos musicais realizados em São Paulo (SP) e Guaratinguetá (SP)
Publicada em: 23/10/2019 18:34
Imprimir
Fonte: CIAAR, EEAR e BASP
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Major Alle

Uma apresentação repentina, conhecida como Flash Mob, da Banda Sinfônica Asas de Minas, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), surpreendeu os passageiros no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG), nessa segunda-feira (21). Os músicos, acompanhados de cerca de 100 militares da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH), executaram o Hino dos Aviadores e atraíram os olhares do público.

A ação, parceria entre a BH Airport e a GUARNAE-BH, é uma homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrado nesta quarta-feira (23). Uma representação do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont, com uma réplica do 14-BIS, simbolizou o passado. Um aviador, trajando macacão de voo e capacete, representou o presente; e duas crianças, brincando com uma réplica do F-39 Gripen, um dos mais recentes projetos da FAB, personificaram o futuro.

“O Flash Mob é uma ótima oportunidade de colocar a Força Aérea frente a frente com o público, de uma maneira real e tangível, fortalecendo os laços entre a FAB e o público, e impactando positivamente a comunidade”, afirmou o Regente da Banda, Tenente Paulo Rezende.

BASP

Os militares da Guarnição Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP) assistiram ao Concerto Sinfônico alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, no dia 11 de outubro, na sede da Banda de Música da Base Aérea de São Paulo (BASP). A apresentação abordou desde canções do Nordeste do país até sucessos internacionais.

“O concerto foi muito bom! Como sempre as bandas militares fazem um espetáculo à parte e, com seu repertório variado, conseguem unir gerações, o que é muito bom para ressaltar a cultura”, destacou o Diretor do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG), Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto.

Para o Regente da Banda de Música da BASP, Capitão Músico Josemir Pereira do Vale, foi muito recompensador participar do evento. “É uma honra reger este Concerto Sinfônico  tão especial; muito gratificante ver o empenho dos músicos”, comentou.

EEAR

A Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), realizou, no dia 8 de outubro, a apresentação do projeto “Comunidade tem Concerto”, no Centro de Treinamento de Especialistas (CTE). O projeto, na terceira edição, é desenvolvido pelos militares da Banda de Música da EEAR, em parceria com a Prefeitura, que incluiu o concerto no calendário oficial de eventos do município.

“Esse projeto musical, aliado ao Programa Forças no Esporte [PROFESP], reforça a base de um bom comportamento e faz as crianças começarem a pensar no futuro. É nítido, em cada um, a alegria e o respeito adquiridos com a convivência diária na Escola”, disse a professora Maria José Leite da Silva, do Colégio Municipal Aliete.

O evento, desenvolvido com a execução de temas de filmes, desenhos animados e apresentação de personagens, tem o intuito de proporcionar às crianças da cidade o acesso à arte da linguagem musical por meio de um concerto sinfônico lúdico e pedagógico. Na apresentação, 1700 crianças participaram, sendo 500 do PROFESP, desenvolvido na Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW), na parte da manhã. E mais 1200 crianças, na parte da tarde. Todas elas receberam a quinta edição do “Manual do Engrenadinho - Comunidade tem Concerto”, sob o tema “Instrumentos Musicais”.

 

Assista ao vídeo clicando aqui.

Fotos: Soldado Talisson, Cabo Siqueira, Soldado Zancanaro e Suboficial da Reserva Jefferson