15 DE OUTUBRO

FAB realiza homenagens aos professores

Confira como foram as homenagens em Guaratinguetá (SP), em Pirassununga (SP), no Rio de Janeiro (RJ) e em São José dos Campos (SP)
Publicada em: 15/10/2019 18:22
Imprimir
Fonte: EEAR, UNIFA, DCTA
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, nesta terça-feira (15), homenagens aos profissionais da área da Educação, em comemoração ao Dia dos Professores. Confira:

EEAR

Na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), o  Dia dos Professores foi comemorado no Pátio do Corpo de Alunos (CA) com a presença de mais de 1400 alunos. A Parada Diária começou com a premiação dos vencedores do Concurso de Redação alusivo à data e, em seguida, os professores militares e civis receberam uma homenagem pelo seu dia.

Ocorreu, também, a entrega de Distintivo de Condição Especial, como reconhecimento profissional e valorização pelo trabalho realizado, aos professores e instrutores da EEAR. O evento terminou com o tradicional desfile dos futuros especialistas.

AFA

A Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), realizou nesta terça-feira (15), as atividades alusivas às comemorações do Dia do Professor, com a entrega do símbolo da Ordem da Cátedra, a Pena Harpia. Esse é um ato que visa resgatar os nomes que fizeram história ao lecionar para os cadetes da AFA. A classificação dos professores, por ordem cronológica, destaca aqueles que contribuíram com sua dedicação para o sucesso da missão de formar os futuros líderes da FAB.

Na cerimônia desse ano, foram homenageados os professores Luiz Maurício de Andrade Silva e Valéria Marcondes Pereira. “É sempre uma alegria a oportunidade de retornar a este lugar. Fico muito contente em poder rever os cadetes e os amigos que fiz aqui. Ser reconhecido e ter meu nome registrado na Ordem da Cátedra muito me honra por todo o período de dedicação à Academia”, comentou o professor Luiz Maurício.

UNIFA

Professores e instrutores da Universidade da Força Aérea (UNIFA), da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR) foram homenageados com um café da manhã pelo Dia do Professor. Berço da Aviação Militar, o Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), congrega os cursos de pós-formação da FAB. 

Na ocasião, foi apresentado aos docentes um vídeo gravado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. O Oficial-General ressaltou a qualificação do corpo docente da FAB em diferentes áreas do saber, atuando em inúmeras modalidades de ensino, aplicando metodologias com visão multidisciplinar, buscando sempre a competência e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

O Comandante da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, fez a leitura da mensagem redigida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, em homenagem ao Dia do Professor. “A atuação pedagógica e a docência se fortalecem e continuarão sendo o diferencial na formação dos profissionais que a Força Aérea Brasileira necessita”, disse.

Para a Tenente Pedagoga Isabel de Araújo Rabello, a arte de ensinar, unida a arte de ser militar, é uma chance única que poucos têm a oportunidade de desfrutar. “Ser pedagogo na UNIFA me mostrou que, apesar da árdua missão, o dom de ensinar carrega em si uma grande recompensa, pois, de todos, o que mais aprende é o professor", finalizou. 

DCTA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), celebrou o Dia do Professor homenageando os docentes da Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira, sediada em seu Campus. A unidade de ensino foi batizada em homenagem ao militar que realizou o primeiro voo da aeronave Bandeirante, em 1968.

Ao longo de sua história, o DCTA e a Escola Estadual têm desenvolvido diversos projetos conjuntos. "Nós temos alguns projetos diferenciados aqui, como o projeto do judô, que, recentemente, fizemos uma parceria com o DCTA para a construção de uma sala específica para a prática do esporte. Agradeço a tudo que o DCTA faz para nós todos os dias, tanto na parte de infraestrutura quanto na parte pedagógica", enfatizou a Diretora da Escola, Kátia Alves Rabello de Araújo.

Confira aqui a mensagem do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, aos professores.

Fotos: Tenente Candiani / EEAR; Soldado Vaz / AFA; Sargento Aguiar / UNIFA; e ACS / DCTA