VISITA

AFA e SRPV-SP recebem comitiva de parlamentares

Objetivo foi apresentar aos parlamentares as unidades da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 07/10/2019 16:42
Imprimir
Fonte: AFA, por Tenente Inforzatto
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Elias - Revisão: Major Monteiro

A Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP), recebeu, na quinta-feira (03/10), a visita de uma comitiva da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER). Além dos parlamentares e assessores, acompanharam a comitiva o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto; e Oficiais Superiores da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

"Em primeiro lugar, a Força Aérea Brasileira [FAB] se sente honrada com essas ilustres presenças em nossas instituições de ensino, principalmente no Ninho das Águias, onde se formam os líderes de nossa Força. Em segundo lugar, reflete a importância que os representantes do povo dão às Forças Armadas, presenciando diversas histórias de vida que os cadetes passam até chegarem à tão sonhada formatura. Por fim, esse estreitamento de relações entre parlamentares e Forças Armadas resulta em inúmeros benefícios para toda a nação", declarou o Tenente-Brigadeiro Damasceno.

De acordo com o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, a finalidade da visita foi apresentar o Sistema de Ensino da Aeronáutica  aos parlamentares. “Esta oportunidade se reveste de grande importância para a FAB, pois foi possível apresentar não só as complexas atividades envolvidas na formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria, como também traçar um panorama completo sobre a modernização do sistema de ensino”, ressaltou.

Após a recepção, o briefing geral foi ministrado pelo Tenente-Brigadeiro Damasceno, seguido pelo Brigadeiro David. Na sequência, a comitiva se deslocou até o Corpo de Cadetes da Aeronáutica para assistir à Parada Diária com os futuros líderes da FAB. Eles também visitaram a Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) e o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça.

“Dessa forma, demonstrou-se que, somente por meio de uma educação de qualidade, conseguiremos atingir os objetivos previstos no Plano Estratégico Militar da Aeronáutica [PEMAER], o qual estabelece a visão para 2041, ano em que a FAB completará 100 anos de existência, de ser uma Força Aérea de grande capacidade dissuasória, operacionalmente moderna e atuando de forma integrada para a defesa dos interesses nacionais”, destacou o Brigadeiro David.

SRPV-SP

No mesmo dia, a comitiva também visitou o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). Os parlamentares foram recebidos no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Paulo (DTCEA-SP), unidade subordinada ao SRPV-SP, pelo Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, e pelo Chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Anderson da Costa Turola.

Após assistirem a uma breve explanação sobre a estrutura funcional do DECEA, os visitantes conheceram as instalações do Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP) e a Torre de Controle do Aeroporto de Congonhas (TWR-SP), responsáveis pelo controle do tráfego aéreo da Ponte Aérea Rio-São Paulo, que, em 2018, foi a quarta rota aérea mais voada em todo o mundo.

“A visita institucional com os parlamentares tem como objetivo apresentar aos decisores de nosso país unidades estratégicas de nossa Força. Na Academia da Força Aérea (AFA), eles tiveram oportunidade de conhecer a formação de nossos oficiais. Também foi apresentado como é a formação dos especialistas de aeronáutica e das demais unidades de ensino da FAB. No SRPV-SP, a intenção foi mostrar o importante papel da Unidade no Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, explicou o Chefe da ASPAER, Brigadeiro Flávio.

 

Fotos: Sargento Gaedke / AFA