ESPORTE

Em fim de semana de 22 medalhas, atletas da FAB conquistam quatro pódios no Pan 2019

Um dos destaques foi a Sargento Ana Sátila Vieira Vargas, com duas medalhas de ouro na canoagem
Publicada em: 05/08/2019 18:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Monteiro

Desde a sexta-feira (02/08), o Brasil somou mais 22 medalhas nas competições dos Jogos Pan-Americanos 2019, disputados em Lima, no Peru. Entre elas, quatro foram conquistadas por atletas da Força Aérea Brasileira (FAB) - os Sargentos Ana Sátila Vieira Vargas, Caio Oliveira de Sena Bonfim e Viviane Eichelberger Jungblut. Até o momento, o país ocupa a segunda colocação no quadro geral de medalhas, acumulando 22 de ouro, 16 de prata e 34 de bronze (72 no total), atrás apenas dos Estados Unidos.

O grande destaque foi a Sargento Ana Sátila, da canoagem slalom, que subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes neste domingo (04/08). A graduada foi campeã nas categorias C1 feminina e slalom extremo - resultados que se somam a outra conquista dela em Jogos Pan-Americanos: em 2015, em Toronto, Canadá, ela também foi medalha de ouro no C1 feminino.

Ainda na água, a Sargento Viviane foi medalha de bronze na maratona aquática no domingo. Ela percorreu a distância de 10 km em águas abertas em um tempo de 2h01min24s, conquistando a terceira colocação na prova feminina. O ouro ficou com outra militar brasileira: a Sargento Ana Marcela de Jesus Soares da Cunha, da Marinha do Brasil, foi a vencedora após terminar a prova em 2h00min51s.

Na marcha atlética, a FAB também esteve representada no pódio com o Sargento Caio Bonfim, que terminou os 20km da prova na segunda colocação: a medalha de prata veio com o tempo de 1h21min57s, apenas seis segundos atrás do campeão.

Nos Jogos Pan-Americanos 2019, os militares da FAB já somam 16 medalhas conquistadas, sendo sete douradas, seis de prata e três de bronze. A competição segue até o próximo domingo (11/08).

Fotos: Jonne Roriz, Wander Roberto e Alexandre Castello Branco/COB