FORMAÇÃO

Quase mil soldados são formados em unidades da FAB de todo o país

Cerimônias aconteceram nas cidades de São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Parnamirim (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE)
Publicada em: 08/07/2019 17:35
Imprimir
Fonte: BASP, DCTA, Ala 10, BAAF e CINDACTA III
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Landenberger

A Força Aérea Brasileira (FAB) formou, na última semana, quase mil novos soldados em cinco organizações militares de todo o país. Cerimônias militares marcaram as formaturas. Confira como foram os eventos:

BASP

Após quatro meses de formação, 347 novos soldados se formaram na sexta-feira (05/07) na Base Aérea de São Paulo (BASP). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da BASP, Coronel Aviador Jailson Oliveira da Silva, e reuniu o efetivo da Base, amigos e familiares dos formandos.

Dois militares foram homenageados por terem se destacado durante o curso: Soldado Pedro Henrique Cavalcante Ferreira, o primeiro colocado da turma, e Soldado Adson Bruno Mendes Sousa, que foi escolhido pelos seus instrutores e companheiros como Militar Padrão.

“O recrutamento foi um período de aprendizagem enorme, a gente começa a ver o mundo de outra forma, foi tudo muito válido, e vou lembrar deste período para o resto da minha vida”, comentou o primeiro colocado da turma.  “Foram 4 meses muito puxados, ralados, mas com certeza a satisfação maior é saber que conseguimos concluir”, disse o soldado destaque.

Em seguida, os novos soldados receberam seus distintivos e, na sequência, desfilaram em continência à Bandeira Nacional. “Os senhores são a energia motriz que movimenta a Força Aérea”, concluiu o Comandante da Base Aérea de São Paulo.

CINDACTA III

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), por meio do Grupo de Segurança e Defesa de Recife (GSD-RF), realizou na sexta-feira (05/07) a solenidade alusiva ao compromisso à Bandeira Nacional de 155 recrutas componentes da primeira turma de 2019 do Curso de Formação de Soldados (CFSD).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do CINDACTA III, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, e contou com a presença dos comandantes, chefes e diretores da GUARNAE-RF. O curso foi realizado pelo GSD-RF e teve duração de 16 semanas, com estágios operacionais e instruções teóricas e práticas como Ordem Unida, regulamentos, armamento munição e tiro, treinamento físico militar, táticas de combate terrestre e exercício de campanha.

Após a formação básica, os soldados de Segunda Classe são divididos em dois grupos: Subgrupamento de Segurança e Defesa e Subgrupamento de Logística. Eles continuarão em progressão operacional e especialização durante o Serviço Militar Inicial nos primeiros 11 meses e farão estágio nas áreas de: Padronização Operacional, Polícia da Aeronáutica, Vigilância Eletrônica, Condução de Veículos de Segurança, Armas Não Letais, Motociclistas, Condutores de Cães de Guerra, Básico de Adaptação à Caatinga e de Pronto Emprego em Autodefesa de Superfície.

BAAF

No dia 3 de julho, o Grupo de Segurança e Defesa dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ), realizou a solenidade militar alusiva ao compromisso à Bandeira Nacional dos 208 recrutas da primeira turma do CFSD de 2019.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Guarnição dos Afonsos, Major-Brigadeiro do Ar José Isaias Augusto de Carvalho Neto, acompanhado pelo Comandante da BAAF, Coronel Aviador Alexsandro Oliveira Mendes e pelo Comandante do GSD-AF, Tenente-Coronel de Infantaria Paulo Roberto da Silva.

Durante quatro meses, 208 soldados participaram de instruções peculiares do campo militar. No decorrer do curso, destacaram-se o Soldado Lucas Monteiro Gomes, 1º colocado da turma, e o Soldado Alan Ferreira Gomes, eleito pelos instrutores e companheiros como o Recruta Padrão, pela conduta militar, zelo, responsabilidade e elevado espírito de corpo demonstrados durante todo o curso.

“Tenho certeza de que os senhores estão prontos. Não se esqueçam nunca dos valores de profissionalismo, comprometimento e, principalmente, de hierarquia e disciplina”, discursou o Major-Brigadeiro Isaias.

Ala 10

A solenidade militar de encerramento do Curso de Formação de Soldados da primeira turma de 2019 da Ala 10, em Parnamirim (RN), ocorreu no dia 28 de junho, no pátio de solenidades da Organização Militar. Ao todo, 135 novos praças foram apresentados.

Em seu discurso, o Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, enfatizou a importância do compromisso assumido no ato solene. "A nossa Força Aérea sempre primou pelos valores éticos e morais, que representam o trabalho abnegado de gerações de militares, de norte a sul do país”, falou.

Durante a cerimônia, o primeiro colocado no CFSD, Soldado Yan Kilviny Araújo, recebeu os cumprimentos do Brigadeiro Rivero e de familiares. Os jovens que se formaram cumprirão um ano de serviço militar obrigatório, sendo os primeiros seis meses no Esquadrão de Segurança e Defesa da Ala 10 para então serem distribuídos entre as Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica da Natal.

DCTA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), realizou, no dia 27 de junho, cerimônia militar alusiva ao compromisso de 120 novos recrutas da FAB à Bandeira Nacional.

O ato simboliza o início da vida militar do cidadão que adentrou às fileiras das Forças Armadas. Trata-se do momento em que o indivíduo declara, de forma pública, seu compromisso em dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria, defendendo sua honra, integridade e instituições com o sacrifício da própria vida.

Os soldados Leonardo Terêncio dos Santos Andrade, eleito Militar Padrão pelos instrutores, monitores e companheiros de turma, e Douglas Eduardo Germano Porto, primeiro colocado, foram homenageados pela Guarnição.

O Comandante do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos, Tenente-Coronel de Infantaria Márcio Henrique da Silva Conceição, disse que os soldados fazem parte, a partir de agora, do contexto de manutenção da liberdade do povo brasileiro. “Em tempos de paz, contribuirão para que a soberania seja mantida, garantindo a integridade do território nacional. Em tempos de crise, participarão da contribuição da Força Aérea Brasileira em quaisquer missões a ela atribuídas”, ressaltou o Oficial.

Fotos: Heglas / IFI; Cabo Simplício / Ala 10; Cabo Alexandrino / CINDACTA III; Soldado Zancanaro / BASP; Soldado Mascarenha / BAAF