FORMAÇÃO

Aspirantes a oficial concluem Estágio de Adaptação e Serviço em unidades da FAB

Cerimônias foram marcadas pelo compromisso à Bandeira Nacional e homenagens aos melhores estagiários
Publicada em: 30/04/2019 18:35
Imprimir
Fonte: Ala 8, CINDACTA III, EPCAR, CIAAR, EEAR, BAFL
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Capitão Landenberger

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram, na sexta-feira (26/04), formaturas alusivas à conclusão do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), que prepara novos aspirantes a oficial temporários para o exercício da profissão militar. Confira como foram os eventos:

Manaus (AM)

O Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Manaus (SEREP-MN) formou 17 novos aspirantes a oficial. Os militares das áreas de farmácia, medicina e odontologia participaram de cerimônia militar de compromisso à Bandeira Nacional e de conclusão da primeira fase do EAS, no pátio operacional da Ala 8, na capital amazonense.

Os aspirantes foram incorporados à FAB em 28 de fevereiro. Durante os dois meses de formação, o grupo teve aulas variadas, como legislação militar, ordem unida, treinamento físico-militar e instrução de tiro. Os alunos também participaram de um exercício de campanha, em que foram trabalhados temas como nós e amarrações, animais peçonhentos, armadilhas, obtenção de água e de fogo, transposição de obstáculos, camuflagem, entre outros. Concluída a formação, os militares farão parte do efetivo do Hospital de Aeronáutica de Manaus.

“O que mais me marcou foi a questão do altruísmo, do espírito de corpo que a gente desenvolveu aqui ao longo do curso, porque convivemos com pessoas de várias idades, com ritmos diferentes e a gente teve que saber respeitar isso. Foi muito importante, principalmente durante o acampamento. Nós tivemos que nos doar pelos companheiros. Eu acho que foi bastante significativo não só para mim, mas para o grupo como um todo”, disse o primeiro colocado da turma e destaque militar Aspirante Médico Gabriel Moreira Lima dos Santos.

Na mesma cerimônia, foram celebrados os dois anos do SEREP-MN. O comandante da organização, Coronel de Infantaria Paulo César Milaré, falou sobre a importância da data. “Valoroso efetivo do SEREP, ao chegar ao segundo ano de criação, podemos afiançar, sem margem de erros, que permanecemos convictos de que a nossa cultura organizacional está se solidificando a passos largos, e isso decorre do vosso incessante e primoroso labor nas centenas de processos vinculados à nobre arte de recrutar, preparar e mobilizar recursos humanos na vasta Amazônia”, discursou.

Recife (PE)

O SEREP de Recife (PE) também realizou a formatura do EAS 2019/1 do Quadro de Oficiais Convocados (QOCON). Os 22 militares de três diferentes especialidades passaram dois meses pela formação, em que aprenderam a doutrina básica da vida militar e atuação geral da FAB.

Na solenidade, as Aspirantes Gabriela Freire da Silva Nascimento, Cintia Vanessa Cavalcante Freire e Renata Bandeira de Melo Lopes de Lima foram homenageadas por alcançarem, respectivamente, as 1ª, 2ª e 3ª colocações na turma. Já o Aspirante Ryhan Menezes Cardoso foi escolhido como Militar Padrão por ter obtido desempenho destacado no exercício de campanha, na ordem unida, no treinamento físico e na exposição oral.

Em suas palavras, o chefe do SEREP-RF, Tenente-Coronel Marcus Cesar de Oliveira Janoti, parabenizou os formandos pela dedicação e destacou a importância de vencer os obstáculos. “Inúmeras foram as provas e desafios aos quais foram submetidos, mas a tudo superaram. Guardem esse momento para lembrarem sempre de pautar suas ações nos pilares básicos e inabaláveis de nossa gloriosa instituição: hierarquia e disciplina”, ressaltou.

Barbacena (MG)

Foi realizada, também no dia 26, a solenidade militar de conclusão do EAS de oito médicos aspirantes a oficial em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e contou com a presença de autoridades civis e militares da cidade, além dos familiares dos formandos.

Primeiro colocado do estágio, o Aspirante Davi Ramalho Santos externou a sua alegria pela conclusão e destacou que todos os ensinamentos adquiridos na caserna serão levados por toda a vida. “A alegria é grande, pois vivenciamos um período de muitas responsabilidades, dificuldades e provações. Aqui aprendemos dedicação, disciplina, hierarquia, entre outros valores que qualquer pessoa deve possuir para ser bem-sucedida. Estes valores serão levados comigo para sempre. Estou honrado por estar aqui neste dia!”, afirmou.

“Honrem o compromisso solene assumido e a espada que empunharam pela primeira vez. Honrem a confiança depositada, sigam os ensinamentos que aqui lhes foram transmitidos e agreguem o comprometimento com a instituição em cada ação realizada. Demonstrem sempre orgulho por pertencer a essa nobre instituição, honrando a farda, sua família e, acima de tudo, a pátria”, disse o Comandante da EPCAR, em seu discurso direcionado aos formandos.

Para Frederico Wagner Teixeira Paiva, ver seu filho ingressando na FAB é motivo de alegria e realização, destacando que a instituição, num curto espaço de tempo, contribuiu para que o aspirante pudesse desenvolver suas atividades profissionais, além de instruí-lo para a formação moral. “Percebemos nele o amadurecimento, o crescimento da responsabilidade e o desenvolvimento de qualidades que o tornará um cidadão completo. Estou muito orgulhoso”, exaltou, com lágrimas nos olhos, o pai do Aspirante Tomás Ferrão Paiva.

O Aspirante Wilson Júnior Maia Marinho foi eleito como Militar Padrão. Segundo ele, o caminho vivido desde o início do curso de medicina até a conclusão do estágio foi marcado por grandes dificuldades. “Após formar em medicina, sempre me interessei pela vida militar. O início foi marcado por um choque de realidade muito grande, entre os costumes civis e militares. Percebíamos, a cada dia, nosso amadurecimento e nossa transformação. A união e a amizade foram fundamentais para que juntos chegássemos a este dia e, superando várias provações, concluímos com uma linda solenidade”, destacou.

Na quinta-feira (25/04), os integrantes da Turma Prócion receberam a diplomação em solenidade militar realizada pela EPCAR. A partir de agora, irão se apresentar no Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), onde atuarão em suas respectivas especialidades, colaborando no atendimento a aproximadamente 12 mil usuários que são beneficiados pelo Sistema de Saúde da Aeronáutica disponível na cidade mineira.

Lagoa Santa (MG)

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou a cerimônia militar de conclusão do EAS - Turma Serpens. A solenidade foi presidida pelo Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Mário Sérgio Rodrigues da Costa, oportunidade em que os oito futuros oficiais receberam a espada, símbolo do oficialato, e realizaram o compromisso à Bandeira Nacional. Este ato, realizado por todos aqueles que integram o efetivo das Forças Armadas, simboliza a aceitação das obrigações e deveres militares.

“A vocês, meus caros formandos, esta etapa não encerra o aprendizado, pois o aprender não termina nunca, somos eternos aprendizes. Mas é tempo agora de colocar tudo isso em prática”, afirmou o Comandante do CIAAR.

O Aspirante Médico Alexandre Ramos Estanislau, primeiro colocado da turma, afirmou estar orgulhoso por se formar na Força Aérea Brasileira. “Eu não esperava que fosse fácil e estou muito orgulhoso por essa oportunidade que levarei para a minha vida toda. Sou muito grato a todos pelo que pude vivenciar. A jornada foi pequena mais ficará guardada em meu coração”, disse.

Guaratinguetá (SP)

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) promoveu, no Pátio do Comando, a solenidade militar alusiva ao Compromisso à Bandeira Nacional e conclusão da primeira fase do EAS de médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários do ano de 2019 - Turma Mirage.

Durante a formatura, os novos aspirantes prestaram o compromisso perante a Bandeira Nacional, jurando cumprir os deveres inerentes à carreira de oficial e a partir de agora estão prontos para iniciarem as atividades específicas de apoio ao Esquadrão de Saúde de Guaratinguetá.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tukumantel Codinhoto, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além dos familiares dos formandos.

“É motivo de orgulho ter como componente do Esquadrão de Saúde de Guaratinguetá esse elenco de jovens dispostos a alavancar com bom desempenho, conhecimento específico e eficiência a formação dos Graduados Especialistas da Aeronáutica”, comentou o Comandante da Escola durante seu discurso.

O primeiro colocado do estágio, Aspirante Médico Fernando Mayo Soares, recebeu das mãos do Comandante um diploma de Honra ao Mérito. “Constância, adaptação, espírito de corpo e, sobretudo, um enorme aprendizado foram nossos maiores alicerces para que fôssemos capazes de constituir um conjunto eficaz”, finalizou.

Florianópolis (SC)

Aconteceu na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) a solenidade militar alusiva ao encerramento do EAS, presidida pelo Comandante da organização, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves. Após 60 dias de formação, com uma rotina de instruções teóricas e práticas sobre as diversas temáticas, os 13 novos aspirantes estão aptos a exercerem suas funções nos diversos setores da BAFL.

Na ocasião, foi feita a entrega de menção honrosa ao Aspirante Arthur Neubauer, primeiro colocado do EAS 2019. “É um grande orgulho ver o meu filho como o primeiro colocado da turma. Ele não teve uma infância fácil, pois somos do interior e ele teve que sair aos 14 anos de casa para poder ter um estudo de qualidade. E hoje fico feliz em ver que todo o esforço valeu a pena”, disse o senhor Álvaro Neubauer, pai do militar.

Santa Maria (RS)

A Ala 4 formou, na sexta-feira (26), em Santa Maria (RS), novos militares do Quadro de Oficiais Convocados. Os profissionais de diferentes áreas de atuação passaram por 60 dias de estágio, com instruções práticas e teóricas sobre legislações militares e lições sobre chefia, liderança e ética.

A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Ala 4, Coronel Aviador Élison Montagner, e contou com a presença dos familiares dos formandos. O Comandante ressaltou a importância dos novos militares, que vão somar ao efetivo da área de saúde e proporcionar o aumento no atendimento ao nosso público, elevando ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade brasileira. “É com muita satisfação e otimismo que os parabenizo pela conclusão do Estágio de Adaptação de Serviço, que os preparou para dar início à jornada militar, com o devido respeito aos nossos valores e, acima de tudo, honrando a nossa Pátria”, disse.

Textos: Tenente Mateus Candiani/EEAR; Tenente Lorena Molter/Ala 8; Tenente Roseana/CINDACTA III; Sargento Júlio Fonseca/EPCAR; Sargento Yasmim Pena/CIAAR; e Sargento Rosana/BAFL; Suboficial Silveira/Ala 4

Fotos: Sargento Emerson Vieira/Ala 8; Sargento Valentim/EPCAR; Sargento Rosana/BAFL; Cabo Alexandrino/CINDACTA III; Soldado Charleaux/EEAR; Soldado Adrian/CIAAR; Soldado Reginaldo/Ala 4