SOLIDARIEDADE

Ala 5 e EPCAR fazem doações a instituições sociais

Em Campo Grande (MS), foram entregues ovos de Páscoa na Associação dos Amigos da Criança com Câncer; em Barbacena (MG), os alunos visitaram instituição filantrópica
Publicada em: 18/04/2019 10:00
Imprimir
Fonte: Ala 5 e EPCAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli - Revisão: Capitão Landenberger

Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram ações sociais de Páscoa junto a instituições voltadas para o atendimento de crianças. Em Campo Grande (MS), crianças em tratamento contra o câncer receberam ovos de chocolate arrecadados pela Ala 5; em Barbacena (MG), alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) conheceram o trabalho  de uma instituição filantrópica e fizeram doações.  

Campo Grande (MS)

Cerca de 80 crianças atendidas pela Associação dos Amigos da Criança com Câncer (AACC) de Campo Grande (MS) receberam, na segunda-feira (15), ovos de Páscoa arrecadados em campanha realizada pela Guarnição de Aeronáutica de Campo Grande. Essa é a quarta vez que as unidades da FAB locais realizam a ação. 

Samara Aparecida da Silva, mãe de uma das crianças atendidas pela AACC, elogiou o gesto da doação dos chocolates. "As crianças estão passando por uma fase muito complicada, que é o tratamento do câncer, e, neste dia, elas recebem carinho e cuidado de diversas formas, o que é muito importante para elas. Foi realmente uma surpresa”, disse a mãe.

Barbacena (MG)

Em mais uma ação social realizada pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), na tarde de sexta-feira (12/04), os alunos visitaram a Sociedade São Miguel Arcanjo, no bairro João Paulo II, em Barbacena (MG). Na oportunidade, os alunos conheceram um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, além de entregar doações às crianças atendidas, em função das proximidades da Páscoa.

Esta parceria da EPCAR com nosso projeto de tempo integral é uma alegria muito grande para nossas crianças. A formação que os alunos da Aeronáutica tem e o trato que eles oferecem, visivelmente, deixam nelas uma perspectiva e uma esperança de um futuro melhor, quem sabe até na Aeronáutica”, afirmou a Coordenadora do Projeto Tempo Integral da Sociedade São Miguel Arcanjo, Edriana Passarini Savá.

Esta não é a primeira vez que alunos da EPCAR participam de ações sociais. No final de 2018, alunos do Esquadrão Pastor, atual terceiro ano, visitaram casas de acolhimento de crianças e idosos e fizeram doações de sangue. O aluno Matheus Ricardo Ferreira de Oliveira é o diretor social da Sociedade Acadêmica do Corpo de Alunos da EPCAR (SAEPCAR) e destacou a iniciativa e a participação voluntária de todos os alunos nesta causa. “Temos como um dos nossos principais objetivos levar a quem tem menos oportunidades na sociedade, o que de bom aprendemos na nossa Escola e proporcionar bons momentos. Hoje, gostaríamos de oferecer a eles uma Páscoa mais feliz e acredito que conseguimos”, concluiu.

O Aluno Natan Costa Pimentel da Silva, pertencente ao segundo esquadrão do CPCAR, turma Phoenix, disse que a tarde na Sociedade São Miguel Arcanjo, o contato com as crianças e a interação proporcionada, ficarão marcados em sua vida. “Foi uma experiência única. Conhecemos mais a instituição e um pouquinho da vida de cada criança, o que passam, o que pensam, o que sentem. Além disso, representamos de forma positiva tudo o que aprendemos na EPCAR e quem sabe, um dia, uma dessas crianças possa se tornar um aluno da Força Aérea”, destacou.

A instituição visitada acolhe cerca de 430 crianças e adolescentes, dos 3 aos 18 anos de idade, oriundos de Barbacena e região. Recentemente, também foi inaugurado um lar para acolhimento de idosos em vulnerabilidade social. Em toda a sua história, já são mais de 2.000 crianças atendidas, por meio do desenvolvimento de projetos sociais, esportivos, educacionais e profissionalizantes.

Programação especial de Páscoa para alunos do PROFESP no HAAF

O Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), no Rio de Janeiro (RJ), também preparou uma programação especial de Páscoa. Nesta quarta-feira (17/04), os alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) tiveram orientações sobre saúde bucal, gincana e palestras. 

Fotos: Soldado Giovanny / Ala 5 / NascenTV / HAAF