SAÚDE

Ação da FAB leva atendimento de diversas especialidades à cidade de Vilhena (RO)

Iniciativa do DECEA encerrada nesta quinta-feira (11) atende mais de 280 pessoas
Publicada em: 12/04/2019 15:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

Profissionais de saúde da Força Aérea Brasileira (FAB) encerraram nesta quinta-feira (11) a Missão de Assistência Integrada Itinerante na cidade de Vilhena (RO). A ação, coordenada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) em parceria com o Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), contou com atendimentos de diversas especialidades e beneficiou mais de 280 militares e civis da comunidade.

Durante quatro dias, um grupo composto por 11 profissionais das áreas de odontologia, ginecologia, dermatologia, assistência social, psicologia, pediatria e clínica geral prestaram atendimentos no Centro Especializado em Reabilitação (CER). O público também recebeu palestras sobre Gerenciamento de Estresse e Prevenção ao Suicídio, Hepatite e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Coordenador da iniciativa, o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Vilhena (DTCEA-VH), Capitão Davy Andersson Andrade, conta que a missão integrada está em sua terceira edição, somando até agora mais de mil pessoas assistidas. Ele explica que a ação acontece para reforçar os atendimentos e para suprir demandas locais em algumas áreas da saúde. “O serviço de dermatologia, por exemplo, não é prestado em Vilhena nem em instituições particulares. É encontrado apenas na capital (Porto Velho). Esse é o serviço mais buscado”, comenta.

O Capitão Andrade diz que a ação só é possível por conta da integração entre os órgãos envolvidos. “Fazemos uma preparação em cerca de dois meses, coordenamos as demandas, os espaços físicos e outras questões de logística. Temos uma parceria muito boa com a Secretaria de Saúde de Vilhena. Isso tem beneficiado a comunidade e também nossos militares”, explica.

A missão contou, ainda, com a colaboração do Grupamento de Apoio de Manaus (GAP-MN) e do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV).

Missão pelo Brasil

Nas próximas semanas, profissionais de saúde da FAB irão a diversas unidades regionais do DECEA no interior do Norte e Nordeste do Brasil, para prestar atendimentos ao efetivo e seus dependentes. Essas unidades estão, muitas vezes, localizadas em regiões carentes de profissionais especializados e equipamentos adequados de saúde.

A edição 2019 da Missão de Assistência Integrada Itinerante também teve o trabalho de equipes do Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), da Odontoclínica de Aeronáutica de Recife (OARF) e do DECEA nos destacamentos de Imperatriz (MA) e de Fernando de Noronha (PE).

Fotos: ASCOM / DECEA