ESPORTE
Corrida para a Paz 2019 ocupa Eixão Sul de Brasília (DF)
Foi realizada neste domingo (10/03) a edição de 2019 da Corrida para a Paz do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM DAY RUN FOR PEACE). O evento esportivo ocorre simultaneamente em diversos locais - no Brasil, é promovido pelo Ministério da Defesa.
Em Brasília (DF), a organização da prova deste ano ficou a cargo da Ala 1, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada na cidade, e os mais de cinco mil participantes ocuparam a parte sul do Eixo Rodoviário, uma das principais vias do Distrito Federal.
Militares e civis de todas as idades correram juntos, como destacou o Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Vincent Dang. "Essa é a 14ª edição da Corrida para a Paz, promovida pelo Ministério da Defesa e organizada pela FAB, através da Ala 1, que tem o objetivo de integrar as sociedades civis e militar em prol da paz mundial, e nada melhor que uma corrida, cultuando nossa saúde mental e saúde física", disse.
A corrida é promovida pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) e não tem fins lucrativos ou competitivos, tendo como objetivo a promoção da paz mundial e da prática esportiva no âmbito das Forças Armadas. O evento é gratuito e aberto a todas as faixas etárias, percorrendo um trajeto de 5 km.
O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, participou da Corrida e falou da importância do evento promover a paz e a saúde física. "Esse evento vem sendo realizado desde 2006 e já são várias edições de sucesso, com a participação da população em massa, sempre com aquele nosso lema de amizade através do esporte. Então, esse é um incentivo à prática esportiva, ao treinamento físico e ao esporte. Se o Ministro da Defesa, com seus 65 anos, compareceu, o restante também pode", afirmou.
O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Thiago Henrique da Silva Gomes, que concluiu o percurso 16 minutos e 35 segundos após a largada (dada às 9h, horário de Brasília). Com apenas 15 anos, ele destacou a importância do Projeto Forças no Esporte (PROFESP), do qual foi aluno. "Fui do PROFESP em 2016 e isso me ajudou a entrar no esporte. Lá, tínhamos campeonatos com provas curtas e comecei a correr. Isso me apoiou muito, pude ter equipamento, viajar para representar o Brasil e, até hoje, os instrutores me ajudam, sou muito grato ao PROFESP", lembrou.
Na terceira colocação, o Soldado Adson Quintino do Nascimento de Sousa foi o militar da FAB a concluir a prova em menor tempo, 17 minutos e meio. Ele, que treina profissionalmente há quatro meses, falou da disputa no pelotão frontal da corrida. "Pensei que não conseguiria acompanhar os primeiros colocados, mas como o corredor [Thiago Henrique] que estava na minha frente era da mesma equipe de atletismo que eu, fui seguindo o ritmo dele até a metade do percurso, depois outro atleta me passou, mas mantive o terceiro lugar, o que me deixou orgulhoso", contou.
Fotos: Sargento Bianca Viol/CECOMSAER.
















