COOPERAÇÃO

Encontro define detalhes de exercício multinacional que vai acontecer na Argentina

Exercício Cooperacíon VI vai treinar ações de ajuda humanitária em caso de desastres naturais.
Publicada em: 07/02/2019 18:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

O 32º Comitê do Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), que reúne representantes de 14 países em Brasília (DF), encerra nesta sexta (08/02). O encontro serviu para discussões e tomadas de decisão sobre o Exercício Cooperación VI, que vai acontecer entre os dias 3 a 12 de abril em Mendonza, na Argentina, voltado para treinar ações de ajuda humanitária em caso de desastres naturais.

O exercício visa à preparação de militares das Forças Aéreas americanas para atuações conjuntas em apoio a catástrofes. Esse tipo de trabalho já foi necessário em situações reais, como o terremoto no México em 2017.

Segundo o Secretário do 32º Comitê, Coronel Aviador Gerson Aparecido Cavalcanti de Oliveira, durante o encontro foi realizada a Final Planning Conference (FPC) do Exercício Cooperación VI. Trata-se do último estágio de planejamento de um exercício, com a conclusão de documentos operacionais que vão reger o evento. “Ficou definido que o cenário simulado será o de um terremoto seguido de tsunami que teria acontecido na Colômbia. Isso porque o próximo exercício, Cooperación VII, que utilizará meios aéreos, será naquele país”, explica.

Na simulação, as principais ações treinadas serão evacuação aeromédica, transporte de suprimentos aos atingidos pela tragédia, evacuação de pessoal que está em área de risco e ações contraincêndio – que, na Força Aérea Brasileira (FAB), são realizadas pelo C-130 Hércules.

“Foi muito produtivo. A Força Aérea Brasileira realizou um evento de excelência, onde foram concretizados todos os objetivos propostos”, avalia o Coronel Cavalcanti.

Foto: Cabo Nilton / GAP-BR