ANIVERSÁRIO

Ala 1 comemora segundo ano de ativação em Brasília (DF)

Solenidade foi realizada nesta terça-feira (04)
Publicada em: 04/12/2018 20:30
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Capitão Landenberger

A cerimônia em comemoração ao segundo aniversário da Ala 1, localizada em Brasília (DF), foi realizada nesta terça-feira (04). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e contou com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando da FAB e autoridades civis e militares.

O Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, destacou em seu discurso o papel desempenhado pela organização militar. “Não seria possível tornar o trabalho da Ala 1 eficaz sem o profissionalismo e a dedicação do nosso efetivo, que sempre trabalhou em prol de nossa missão. Agradeço a todos que fazem e que fizeram parte da história da Ala”, disse.

Durante a cerimônia, foram entregues as homenagens ao graduado, praça e servidor civil padrão do ano de 2018, a diplomação aos Membros Honorários da Força Aérea Brasileira, além de agraciadas personalidades civis e militares que receberam os títulos de "Cerrado Honorário" e "Amigo da Ala 1", que prestaram significativos serviços à FAB. Ainda, foi realizada a entrega da Medalha Militar, que tem como objetivo recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo.

A Ala 1 é composta por uma unidade operacional, o Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA); um Grupo de Segurança e Defesa, que corresponde ao antigo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Brasília (BINFAE-BR); e um Grupo Logístico, voltado ao apoio e manutenção das aeronaves da unidade. A estrutura da Ala 1 também atende a algumas demandas do Grupo de Transporte Especial (GTE), que está sediado nas dependências da organização.

A Ala 1 faz parte do projeto de Reestruturação da Força Aérea Brasileira. Em dezembro de 2016, começaram a ser ativadas as Alas – organizações militares voltadas para a área operacional – e desativadas as estruturas de Comandos Aéreos Regionais.

Fotos: Sargento Bianca /Cecomsaer

Assista como foi a cerimônia.