INFANTIL

Nova edição da Turma do Fabinho sobre a Dimensão 22 já está disponível online

Evento no Palácio do Planalto marcou o lançamento da nova edição da revista em quadrinhos da Força Aérea
Publicada em: 26/10/2018 21:50
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielli
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, nesta sexta-feira (26/10), uma nova edição da revista em quadrinhos Turma do Fabinho - publicação institucional voltada ao público infanto-juvenil. A nova história, intitulada "Uma aventura na Dimensão 22", foi apresentada a um grupo de 40 crianças, na faixa etária de dez a onze anos, estudantes da escola Classe 04, do Paranoá (DF), durante um evento na Presidência da República. Na ocasião, as crianças ganharam a revista e tiveram seus exemplares autografados pelos desenhistas responsáveis, que atuam no Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

Um dos autores, o Cabo Macláudio Gomes Pereira, contou que esta edição da Turma do Fabinho traz um novo personagem, o Dimi. Trata-se de um livro falante que explica aos demais personagens como é a atuação da FAB nas ações de Controlar, Defender e Integrar o país, em uma área que vai além do território brasileiro e compreende, ao todo, 22 milhões de quilômetros quadrados. "Nosso intuito é levar às crianças informação e conhecimento de forma lúdica", disse. Ele explica, ainda, que são necessários três dias de trabalho para desenhar uma página da publicação.

O Sargento Jobson Augusto Pacheco, o outro desenhista, destacou que os roteiros buscam reforçar nos leitores valores caros à Força Aérea, como amor à Pátria, além de também haver a possibilidade de despertar interesse quanto a uma futura escolha profissional. "Os personagens vão brincando e interagindo, ao mesmo tempo em que passam importantes mensagens", disse ele.

O Chefe do CECOMSAER, Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo, esteve presente no evento e destacou que a Força Aérea tem atuado com diversos produtos e por variados meios de comunicação para se comunicar com todos os seus públicos - e isso inclui o infanto-juvenil. O oficial-general explicou que outro produto está sendo criado, também para esse público, e deverá ser lançado no início de 2019. "Enquanto essa edição da Turma do Fabinho busca mostrar como é o trabalho da FAB dentro do conceito de Dimensão 22, esse novo produto vai tratar das formas de ingresso na Força", disse o Brigadeiro Lorenzo. Ele adiantou que a nova publicação trará a Esquadrilha da Fumaça.

Outra autoridade presente no evento de lançamento foi o Secretário de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República, Antonio Carlos Paiva Futuro. Segundo ele, a publicação é mais uma ação de cidadania realizada pela FAB. "É muito importante que essas crianças, que são o futuro do nosso país, reconheçam a importância das instituições brasileiras, especialmente a Força Aérea, que tem papel fundamental. Parabéns à FAB pela qualidade do trabalho e pela iniciativa", disse o secretário.

Exposição

Desde o dia 22 de outubro, a Força Aérea está realizando uma exposição na Presidência da República. São fotografias, miniaturas de aeronaves como o Gripen NG e o KC-390, além de fotos que contam um pouco da atuação da instituição. A exposição, alusiva ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira - comemorado em 23 de outubro, segue até o dia 1º de novembro.

História

A Turma do Fabinho surgiu em 2010, quando a FAB identificou a necessidade de criar formas de se comunicar com as crianças. Inicialmente, seria apenas um personagem, o Fabinho, mas devido à importante e crescente presença feminina nas fileiras da Força, ele imediatamente ganhou uma irmã: a Fabiana. “A partir disso, a turma foi crescendo. Tentamos criar um personagem para cada segmento da Força Aérea e dar nomes curtos e fáceis de gravar, para que a criançada os identificasse com mais facilidade”, explica o Sargento Jobson, desenhista do projeto original.

Ele explica que, além das revistas em quadrinhos, a Turma já foi protagonista de encartes em outros produtos gráficos. A primeira aventura dos personagens, lançada dia 5 de maio de 2010, na comemoração de 40 anos do CECOMSAER, contou a história do terremoto no Haiti e da missão humanitária dos militares de ajuda àquele país.

“Procuramos fazer roteiros que se relacionavam com algo que foi importante para a FAB, para não só entreter as crianças, mas ensiná-las histórias e valores”, ressaltou o Sargento Jobson.

Fotos: Sargento Bruno Batista / CECOMSAER

Leia a edição online da revista em quadrinhos

Assista ao vídeo da edição "Uma aventura na Dimensão 22"

Assista ao vídeo e veja como foi o evento de lançamento