CONDECORAÇÃO

FAB entrega medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico a 232 agraciados em Brasília

Solenidade marcou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira
Publicada em: 23/10/2018 19:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea por Ten Raquel Alves
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília - Revisão: Cap Landenberger

Em comemoração ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), o Comando da Aeronáutica realizou, nesta terça-feira (23), em Brasília (DF), a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) a 232 agraciados. A comenda é concedida a civis e militares pelo reconhecimento a serviços prestados à FAB e ao país. O evento foi presidido pelo Presidente da República, Michel Temer, e contou com a presença de diversas autoridades.

“Cumprimento a todos os aviadores brasileiros. Cumprimento aos incansáveis membros da Força Aérea Brasileira que, dia após dia, nos dão exemplo de denodo e profissionalismo", destacou o Presidente da República.

A Esquadrilha da Fumaça abriu a solenidade acompanhada de outras aeronaves da FAB. O desfile da Guarda de Honra, formada por oficiais e cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) e pela banda de Música da Ala 1, e da tropa Cerimonial Santos-Dumont também abrilhantaram o evento.

O Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, homenageou, em seu discurso, Santos-Dumont, o patrono da Aeronáutica que há 112 anos mudou o cenário da aviação. “Dedicação e coragem foram as virtudes que levaram o Pai da Aviação à sua descoberta, porém, a simplicidade é a virtude que fez de Santos-Dumont o grande homem que ele é. Desapegado de possíveis benefícios e vantagens pessoais, fez questão de tornar pública a patente do seu avião Demoiselle. Dessa forma, presenteou o mundo com o precursor do ultraleve atual e popularizou o acesso aos ares. Assim, impulsionou a criação dessa imensa legião de aviadores da qual fazemos parte hoje”, disse.

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo Filho, foi um dos agraciados com a comenda grande-oficial. “Qualquer brasileiro se sente muito honrado em receber a OMA. Ela serve de estimulo para que possamos desenvolver um trabalho cada vez mais empenhado e dedicado em prol da nossa nação”, comentou.

De acordo com o Coronel Aviador Giancarlo França Apuzzo é uma honra receber a homenagem. "Essa medalha representa o reconhecimento a todos que estão aqui hoje pelo trabalho dedicado à FAB e ao país”, enfatizou.

Certificado de Tipo

Durante a cerimônia, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Embraer entregaram à FAB o Certificado de Tipo da aeronave KC-390. O Certificado, emitido pela ANAC, atesta que o KC-390 cumpre todos os requisitos operacionais e de segurança e proteção ambiental estabelecidos pela Agência, apresentando características seguras ao tipo de uso pretendido.

"O desenvolvimento dessa aeronave foi em conjunto entre a FAB e a Embraer e a certificação também. Tanto a FAB quanto a Embraer estão participando diretamente do processo, acompanhando, testando, aportando conhecimentos e experiências conjuntamente. É isso que tem ajudado o avião a ser o sucesso que ele é", declarou o Vice-Presidente Executivo de Negócio de Defesa e Segurança da Embraer, Jackson Medeiros de Farias Schneider.

O KC-390 é uma avião que poderá executar diversos tipos de missões, como transporte de cargas, tropa, paraquedistas, reabastecimento aéreo, apoio às missões humanitárias, combate a incêndios, busca e salvamento e evacuação aeromédica, e será utilizado pela FAB para substituir as aeronaves C-130 Hércules. "Na prática, esse certificado significa que a aeronave já é aceita internacionalmente com certas características que estão certificadas pela ANAC que é um organismo com respaldo internacional", ressaltou o Tenente-Brigadeiro Rossato.

O Certificado foi entregue à Embraer e à ANAC, de maneira simbólica, pelo Tenente Rodrigo Lages Mausbach que, na cerimônia, representou Santos-Dumont. "É uma grande honra, eu, como militar da Força Aérea, representar o Pai da Aviação, nesse evento tão importante em que a aeronave KC-390, que é o futuro da aviação da FAB, foi certificada", destacou.

Data Comemorativa

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14 Bis, o mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Fotos: Cecomsaer

Clique aqui e assista como foi a cerimônia.

Confira aqui o álbum de fotos da solenidade.

Assista ao vídeo em homenagem ao dia do aviador e da FAB.