ESPAÇO

FAB participa de reunião do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro

Esta foi a quarta reunião do grupo que trabalha pela potencialização do Programa Espacial
Publicada em: 18/10/2018 20:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Cap Landenberger

O Comitê é formado por representantes de diversos órgãosFoi realizada, nesta quinta-feira (18), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a quarta reunião do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB), criado pelo decreto presidencial 9.279, de 6 de fevereiro de 2018. O objetivo do colegiado, coordenado pelo Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, é fixar diretrizes e metas para a potencialização do Programa Espacial Brasileiro.

Comandante da FAB participou da reuniãoAo se referir ao trabalho realizado ao longo de 253 dias de Comitê, o Ministro Chefe do GSI, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, ressaltou os avanços realizados e falou da relevância das discussões. “Nossas responsabilidades são enormes e já progredimos muito. Precisamos entender o mundo em que estamos vivendo e nos adequarmos a ele”, disse ao comparar a situação do Brasil com outros países da América Latina na área espacial.

Durante esta quarta reunião, foram abordados temas como o prosseguimento das negociações com os Estados Unidos a respeito do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST); o andamento do processo de criação da empresa pública ALADA; e a necessidade de implementação de políticas públicas e ações sociais no entorno do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão; entre outros.

Major-Brigadeiro Aguiar ressaltou a importância das reuniõesNa ocasião, o Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, reforçou a importância das reuniões. “É uma forma de reunir vários órgãos essenciais à nossa área espacial e facilita sobremaneira a tomada de decisões, levando a necessárias decisões multidisciplinares”, disse.

Participam do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro como membros os Ministérios da Casa Civil; da Defesa; das Relacões Exteriores; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Comitê é formado por representantes de diversos órgãosNesta reunião estiveram presentes, além do Ministro Chefe do GSI, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional do GSI, Major-Brigadeiro do Ar Dilton José Schuck; o Subdiretor de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Vincent Dang; e o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais, Brigadeiro do Ar José Vagner Vital; entre outros oficiais-generais e oficiais superiores da FAB, além de representantes dos Ministérios que compõem o Comitê.

Fotos: Sgt Bruno Batista/CECOMSAER