COOPERAÇÃO

IEAV e INPE iniciam atividades em parceria

Parceria prevê o compartilhamento de laboratórios, disciplinas acadêmicas, docentes e pesquisadores
Publicada em: 09/08/2018 16:00
Imprimir
Fonte: IEAV
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme - Revisão: Major Alle

O Instituto de Estudos Avançados (IEAV), localizado em São José dos Campos (SP), e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) iniciaram as atividades práticas previstas na parceria assinada entre os dois órgãos. Em julho, os pesquisadores se reuniram para discutir suas pesquisas, os objetivos dos trabalhos, desafios encontrados, troca de experiências e, principalmente, proporcionar a sinergia e a complementaridade das competências existentes nos Institutos.

Um workshop de cooperação técnica foi o primeiro passo de uma série de interações, conforme previsto na parceria estabelecida em 9 de abril, que prevê ainda compartilhamento de laboratórios, disciplinas acadêmicas, docentes e pesquisadores, além de atuação conjunta perante agências de fomento e outras dedicadas a pesquisa e ensino, bem como implementação de projetos de pesquisa e promoção de eventos científicos, entre outras propostas.

A parceria facilita o desenvolvimento de projetos e pesquisas em áreas que interessam a ambas as instituições, como sensoriamento remoto, inteligência artificial, radiações ionizantes em componentes aeroespaciais, ótica para cargas pagas de plataformas orbitais, emissões de alta energia de tempestades.

Essa cooperação é uma das iniciativas previstas pela Concepção Estratégica da Força Aérea do futuro (DCA 11-45/2016), quando esta cita a necessidade da renovação das parcerias entre instituições de pesquisa, que permitam alavancar conhecimentos e competências que atendam à Força Aérea e à sociedade civil.

Fotos: Suboficial Daniel