TRÁFEGO AÉREO

CISCEA participa de reuniões na EUROCONTROL

Missão possibilitou detalhar a execução do projeto destinado a aprimorar o planejamento de mão de obra aplicada ao gerenciamento do espaço aéreo
Publicada em: 05/07/2018 15:50
Imprimir
Fonte: CISCEA, por Tenente Camile Barroso
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

Com o objetivo de tratar dos avanços relativos ao acordo de cooperação entre o Brasil e a União Europeia na área de tráfego aéreo, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou de reuniões com a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea – Bélgica (EUROCONTROL) e com o Centro de Controle de Área Superior de Maastricht – Holanda (MUAC), no período de 11 a 15 de junho.

O chefe da Divisão Operacional da CISCEA e gerente do programa DECEA-EUROCONTROL, Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, representou a Comissão na delegação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Em Maastricht, a delegação se reuniu com o diretor do MUAC, órgão de controle responsável por uma das áreas com tráfego aéreo mais movimentado na Europa, John Santurbano; e com os gerentes do Projeto Total ATM (Gerenciamento do Tráfego Aéreo, do inglês Air Traffic Management) da EUROCONTROL, Flemming Nyrup e Robin Hickson. Já em Bruxelas, na sede da Organização, a delegação foi recebida por um dos Chefes de Divisão responsável pela Coordenação ATM Civil-Militar na EUROCONTROL (DECMA), Michael Steinfurth; pela Coordenadora do Centro da Rede Operacional de Gerenciamento (NMOC, do inglês Network Manager Operations Centre) no assunto de Intercâmbio de Dados de Navegação Aérea, Ioana Angelica Coliban; e pelos membros da Unidade de Revisão de Performance, Antonio Ferro e Sara Meson-Mancha.

Para o Coronel Camilo, a missão possibilitou detalhar a execução do projeto destinado a aprimorar o planejamento de mão de obra aplicada ao gerenciamento do espaço aéreo e explorar os demais objetivos do acordo, conforme previsto na ICA 63-39 de 2017, que trata do gerenciamento do Programa DECEA-EUROCONTROL.

Ainda segundo ele, os próximos passos para a implantação do Programa no Brasil já estão definidos. “Inicialmente haverá o treinamento da equipe na operação do software TIMEZONE, desenvolvido pela EUROCONTROL como uma ferramenta de auxílio à melhor alocação de controladores. Em seguida, está prevista uma visita de representantes do Maastricht ATM Knowledge Centre [MAKC], da EUROCONTROL, ao CINDACTA II para uma pesquisa de campo”, explicou.

 

Fotos: Major Deoclides /1º Tenente Lobo Junior