PROFESP

Hospital de Aeronáutica dos Afonsos promove ação de saúde bucal

Turma do Fabinho assume o entretenimento das crianças na hora de realizar exames laboratoriais
Publicada em: 25/06/2018 16:30
Imprimir
Fonte: HAAF, por Tenente Rachel Forra
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Jonathan Jayme

109 crianças do PROFESP participaram das atividadesO Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), localizado no Rio de Janeiro (RJ), promoveu, nos dias 19 e 20 de junho, uma ação de saúde bucal para os alunos do Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte (PROFESP). Ao todo, 109 crianças e adolescentes, entre 10 e 13 anos participaram da atividade.

Os alunos foram orientados sobre os cuidados dentários e a importância da higiene oral para a saúde geral. Houve distribuição de escovas de dente e aplicação de um evidenciador de placa bacteriana, seguida da escovação propriamente dita e do uso de flúor.

Ação promoveu saúde para as crianças e contribuiu para a prevenção das doençasO objetivo da ação foi promover saúde para as crianças e contribuir para a prevenção das doenças orais por meio do estímulo à prática da escovação e higienização bucal. “Eu achei muito importante para aprender a cuidar dos dentes da forma correta, para não ter cárie e não perder os dentes”, comentou Kaiky Leandro Magalhães Souza, de 12 anos.

O PROFESP é um programa de inclusão social desenvolvido pelo Ministério da Defesa com o apoio da Marinha, Exército e a Força Aérea Brasileira (FAB), em parceria com os Ministérios do Esporte, do Desenvolvimento Social. Participam do Programa Forças no Esporte, crianças, adolescentes e jovens alunos de escolas públicas e moradores de áreas de vulnerabilidade social. 

Certificado de Coragem com desenhos para colorir é entregue às criançasDiversão e saúde

Ainda no HAAF, desde o dia 19 de junho, a sala de coleta de sangue destinado ao público infantil do Laboratório de Análises Clínicas ficou mais colorida e divertida com a chegada Turma do Fabinho. Além de proporcionar a compreensão das crianças sobre o papel e a responsabilidade da FAB para garantir a soberania do espaço aéreo e a integração do território nacional, a Turminha agora também assume o entretenimento dos pequenos, por meio de ilustrações, na hora de realizar exames laboratoriais.

Para premiar a bravura de uns e diminuir o receio de outros, após o exame, todos recebem um Certificado de Coragem personalizado e com desenhos para colorir. “Sabemos o quão difícil é a coleta de sangue para os pacientes infantis que, dependendo da ansiedade e estresse, pode até interferir no resultado do exame. Apostamos que as salas decoradas com a Turma do Fabinho se tornem mais lúdicas e criem uma experiência menos traumática para pais e filhos”, explicou a Chefe da Seção de Análises Clínicas, Capitão farmacêutica Alexandra Vidal Pedinotti Zuma.

A Turma do Fabinho foi lançada no dia 5 de maio de 2010, na comemoração de 40 anos do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), após a FAB verificar a necessidade de interagir diretamente com as crianças. Na ocasião, a aventura contou a história do terremoto que atingiu o Haiti e como os militares brasileiros apoiaram a catástrofe.

Fotos: Tenente Rachel Forra