DEFESA

MD celebra 19 anos comandando o esforço integrado em defesa da soberania do país

Cerimônia contou com a presença de diversas autoridades
Publicada em: 14/06/2018 16:20
Imprimir
Fonte: Ministério da Defesa, por Cmte Cleber Ribeiro
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

Em uma cerimônia presidida pelo Ministro Joaquim Silva e Luna, foi celebrado, nessa terça-feira (12), em Brasília (DF), os 19 anos do Ministério da Defesa (MD), com a presença de militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e de servidores civis.

Durante o evento, o ministro destacou que o Brasil é o país com a maior área, população, Produto Interno Bruto e fronteira do continente sul-americano e que todos os países dessa grandeza têm um Ministério da Defesa. Ele também elogiou a dedicação dos profissionais. “O MD é um ministério que tem alma e o que dá esse sentido e esse ânimo são as senhoras e os senhores que aqui servem”, disse.

Como perspectivas para o futuro, o Ministro Silva e Luna afirmou que o aumento da interoperabilidade é uma meta permanente e citou, principalmente, a complementaridade entre as Forças e o Ministério, com o desenvolvimento de operações no mar, na terra e no ar. “Não há como não se sentir feliz na hora de celebrar o aniversário do Ministério”, complementou.

O Capitão de Fragata Sérgio Cysne, da Subchefia de Assuntos Internacionais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), falou em nome dos militares. Ele lembrou que, em 19 anos, as ideias foram transformadas em operações militares e ações humanitárias, e os projetos foram desenvolvidos e sintetizados sob a forma de legislação, manuais e normas. “Por se tratar de uma organização e não uma pessoa, o nosso presente é dado sob a forma de dedicação, de trabalho com honestidade em seus fins e do profissionalismo de cada um”, ressaltou.

Escolhido para falar em nome dos servidores civis do ministério, o diretor do Departamento de Pessoal da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), Herval Lacerda, disse que o reconhecimento da relevância do MD perante à sociedade e aos demais órgãos da administração pública federal é um motivo de orgulho. “A parceria civil-militar ocorre com distinta harmonia e em consonância com ações e condutas, como a cooperação, a credibilidade, a criatividade, a ética, a flexibilidade e a transparência”, declarou.

As comemorações dos 19 anos do Ministério da Defesa continuam. Nesta sexta-feira (15), ocorre a entrega da medalha Ordem do Mérito da Defesa a personalidades civis, militares e instituições, no Clube da Aeronáutica de Brasília.

Fotos: Tereza Sobreira/MD