ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Grande público assiste à demonstração da Esquadrilha em Bauru (SP)

Esquadrilha também se apresentou em Birigui no fim de semana
Publicada em: 12/06/2018 16:30
Imprimir
Fonte: EDA, por Tenente Cocate
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

“Inspirando Gerações”. Com essa frase escrita no céu, as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça chegaram à cidade de Bauru (SP) nesse domingo (10), para participar da 5ª edição do “Arraiá Aéreo”. Cerca de 100 mil pessoas tiveram a oportunidade de assistir à demonstração que contou com os procedimentos dos pilotos e mecânicos, antes da partida dos aviões, além de 40 manobras feitas pelas aeronaves A-29 Super Tucano.

De acordo com o responsável pelo evento, o primeiro astronauta brasileiro, Tenente-Coronel Aviador Marcos César Pontes, o objetivo do Arraiá foi estimular a educação e oferecer novos conhecimentos profissionais para crianças e jovens da região com atividades e atrações diversas.

“Neste aeroclube, há muito tempo, eu vinha como criança para assistir à Esquadrilha da Fumaça, quando o grupo ainda utilizava as aeronaves T-6 Texan. Foi isso que me inspirou a ser piloto e entrar pra Força Aérea Brasileira. Hoje temos a Fundação Marcos Pontes que também faz essa missão. Agradeço de coração a participação da FAB no Arraiá Aéreo para inspirar as gerações que estão aqui presentes. Tenho certeza que, deste evento, vão vir ainda muitos pilotos, engenheiros, cidadãos produtivos para nosso país. Hoje a Força Aérea Brasileira e a Esquadrilha da Fumaça estão fazendo o papel delas de levar o Brasil pra cima junto com toda essa garotada”, destacou.

Birigui

Já no sábado (09), a Esquadrilha da Fumaça se apresentou na cidade de Birigui (SP) para mais de 30 mil pessoas. O evento foi promovido pelo Aeroclube do município, que este ano celebra 77 anos de existência. A atração recebeu o apoio da Prefeitura Municipal e abriu as comemorações dos 107 anos do município.

"Antes de eu completar 16 anos, eu queria muito entrar para a Força Aérea para ser piloto. Só que acabei me tornando advogado e, hoje, um grande admirador do trabalho da Força Aérea. E toda a cidade também se encantou com o trabalho da Esquadrilha que é magnífico. Vocês estão de parabéns porque servem de exemplo para muitas pessoas da sociedade", destacou o Prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão.

A demonstração da Esquadrilha da Fumaça foi uma das atrações de um evento que também contou também com apresentações musicais e também com lançamento de paraquedistas, entre outras atividades.

"Foi uma demonstração extraordinária. Eu vi, nos olhares das pessoas e das crianças, que elas acham as acrobacias totalmente surreais, devido à precisão e o sincronismo dos pilotos durante as manobras", ressaltou o chefe de seção da Secretaria de Esportes da Prefeitura, Branquinho Stábile.

Fotos: Tenente Inforzato / Tenente Cocate