AJUDA
FAB transporta 23 toneladas de medicamentos para minimizar desabastecimento
Duas aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram, na tarde desta segunda-feira (28) do Galeão (RJ), para transportar 23 toneladas de remédios de Montes Claros (MG) para Recife (PE). A missão acontece em apoio ao Ministério da Saúde, com objetivo de minimizar os efeitos do desabastecimento provocado pelas manifestações em todo o país. A primeira aeronave chegou à cidade mineira por volta de 18h25 e militares do 55º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro ajudaram no carregamento do avião, que levava a bordo 8 toneladas. O pouso em Recife (PE) aconteceu por volta das 4h desta terça-feira (29). A segunda aeronave levou 15 toneladas de medicamentos.
O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo – foi acionado para a missão que, segundo nota do Ministério da Saúde, visa a “dar continuidade aos atendimentos de urgência e emergência, hospitais, transporte sanitário, rede de hemoderivados e insumos, rede assistencial, entre outros, durante paralisação dos caminhoneiros”.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, todos os estados estão sendo acompanhados e as demandas, mapeadas para atendimento das necessidades com o apoio das forças federais, estaduais e municipais.
Operações Integradas
O transporte de medicamentos pela FAB faz parte da Operação São Cristóvão, criada pelo Ministério da Defesa (MD) por meio da Diretriz Ministerial nº 6/2018. As ações em relação a esta operação são emanadas do Gabinete de Operações Integradas, coordenado pelo MD e com a participação de outros ministérios e agências governamentais.
Fotos: Cabo Henrique Moraes Alexandrino / CINDACTA III
imagens/original/36532/img_1234005.jpg
imagens/original/36532/img_1264009.jpg
imagens/original/36532/img_1281010.jpg