INSTRUÇÃO

CGNA promove capacitação em Gerência Regional

É competência do Gerente Regional analisar, efetivar e acompanhar a aplicação de medidas táticas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo
Publicada em: 23/05/2018 15:00
Imprimir
Fonte: CGNA, por Sargento Roberta
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Cap Oliveira

Visita ao Salão Operacional O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), por meio da Seção de Doutrina Operacional, promoveu, na sexta-feira (18), o ciclo de capacitação técnico operacional em Gerência Regional de Fluxo (CGN001), direcionado aos Militares Controladores de Tráfego Aéreo que atuam nas escalas Operacionais do CGNA e nas Células de Gerenciamento de Fluxo (FMC).

É competência do Gerente Regional analisar, efetivar e acompanhar a aplicação de medidas táticas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (medidas ATFM táticas), com o objetivo de manter a demanda de tráfego compatível com a capacidade.

Prática dos alunos no Laboratório de SimulaçãoO treinamento, com a participação de 19 alunos, foi dividido em duas etapas, sendo a primeira por meio de Ensino a Distância (EaD) e a segunda, presencial. Dessa forma, os participantes puderam acompanhar in loco os procedimentos das operações inerentes ao gerenciamento de fluxo.

Fizeram parte do cronograma disciplinar a Estrutura Organizacional do CGNA, o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo, a Atuação Prática da Estrutura Organizacional do Centro, além das simulações nas quais os alunos puderam apresentar os resultados das soluções nos cenários hipotéticos para a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).

“Ter a oportunidade de participar do CGN001 me possibilitou adquirir um melhor entendimento do Gerenciamento de Fluxo e compartilhar soluções para dirimir os impactos diante das grandes demandas”, disse o Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Antônio Fernando Porto Lins Filho, Supervisor do controle do Destacamento do Controle do Espaço Aéreo de São Paulo (DTCEA-SP).

Estudo de casos sobre os cenários hipotéticos de Gerência de FluxoA instrução foi finalizada pelo Chefe do CGNA, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito. “É de suma importância a capacitação dos controladores para o alcance da excelência, no que tange ao aprimoramento profissional, bem como para eficácia nos serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo prestados pelo Centro em conjunto com as FMC”, disse.

 Fotos: Sargento Roberta