COMANDO

Comandante da FAB recebe Medalha do Mérito Ambiental do IBAMA

Tenente-Brigadeiro Rossato é o primeiro Comandante a receber a comenda
Publicada em: 19/04/2018 09:55
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Emília Maria - Revisão: Cap Oliveira

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, recebeu, nesta quarta-feira (18), em seu gabinete, em Brasília (DF), a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo. Na ocasião, o Comandante foi agraciado com a Medalha do Mérito Ambiental, criada em 2018, como um símbolo de agradecimento pela cooperação entre as duas entidades e, especificamente, pelo auxílio da FAB a um servidor do IBAMA, único sobrevivente de uma queda de avião monomotor em Roraima, resgatado por equipe da FAB e tratado no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG).

“A medalha expressa o reconhecimento do IBAMA pelo apoio dado no acidente em 2017 com nossos homens. A FAB foi fundamental, tanto no resgate quanto no tratamento do sobrevivente no Rio de Janeiro, e expressa também uma abertura para ampliar toda a parceria existente”, disse Suely Araújo. Além da presidente do IBAMA, a comitiva contou com a presença dos diretores Luiz Antonio Cordeiro, Luciano Evaristo e Larissa dos Santos.

O Comandante da FAB lembrou, ainda, da importância da parceria com o Instituto através de um Termo de Execução Descentralizada (TED). O acordo contempla a utilização de aeronaves da FAB em ações de fiscalização e emergências ambientais, além do transporte de agentes, garantindo mais segurança, economia e eficiência ao órgão governamental.

“O TED é muito bom, pois o IBAMA tem disponível uma grande variedade de aeronaves para sua atuação, inclusive o helicóptero H-60 Black Hawk para abordagens mais complicadas. É algo dentro do nosso compromisso de integrar o território nacional e ficamos felizes em ajudar. A FAB faz parte do cenário de preservação da Amazônia, nossas entidades nunca estiveram distantes, mas estão cada vez mais próximas”, concluiu o Tenente-Brigadeiro Rossato.

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER

Saiba mais sobre a atuação da FAB na fiscalização ambiental nas páginas 52 a 57 da revista Aerovisão: