FUMAÇA

Esquadrilha da Fumaça realiza apresentações no Brasil e no exterior

Equipe dá início a um circuito pelas cidades do Sul do País, além de Argentina, Uruguai e Chile
Publicada em: 22/03/2018 17:00
Imprimir
Fonte: EDA, por Tenente Flávia Cocate
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Maj Alle

A equipe da Esquadrilha da Fumaça dará início a um circuito de demonstrações aéreas pelo Sul do Brasil e pelo exterior, em três países da América do Sul, a partir de sábado (24). Pela sequência, serão duas cidades do Rio Grande do Sul, cinco demonstrações no Chile, integrando a programação da Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE), duas na Argentina, uma no Uruguai e mais duas em Santa Catarina.

De acordo com o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva, a realização desse circuito é muito importante. “Pretendemos iniciar 2018 com demonstrações que entrarão para a história da Fumaça, uma vez que estamos perto de alcançar a marca de 100 apresentações com as aeronaves A-29 Super Tucano. Além disso, vamos participar, mais uma vez, da maior feira aeroespacial das Américas e a terceira maior do mundo e de eventos em mais dois países da América Latina, confirmando nossa nobre atribuição de representar a Força Aérea Brasileira no exterior como instrumento diplomático e estimulando o sentimento de patriotismo”, ressalta.

A equipe participante da Esquadrilha da Fumaça será composta por dez pilotos, um oficial de manutenção de aeronaves, dois de Comunicação Social, um médico, além de três civis da área de produção de imagens. Para o transporte da equipe e de todo o material de apoio e manutenção, serão utilizados oito aviões A-29 Super Tucano, além de aeronaves de apoio de outros esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB).

FIDAE

A FIDAE ocorrerá entre os dias 3 e 8 de abril na cidade de Santiago, no Chile. Desde 1984, a Esquadrilha da Fumaça participa da Feira, totalizando 15 vezes. Ao todo, a Esquadrilha já realizou 93 demonstrações na FIDAE. O evento, que chegou à 20ª edição neste ano, movimenta, além da aviação, negócios envolvendo Defesa, Segurança e Espaço.

Confira, abaixo, todos os locais de demonstração que fazem parte do primeiro circuito da Fumaça de 2018:

25 de março - Porto Alegre (RS)

30 de março - São Gabriel (RS)

4 a 8 de abril - Santiago (Chile)

11 de abril - Córdoba (Argentina)

14 de abril - Buenos Aires (Argentina)

15 de abril - Montevidéu (Uruguai)

20 de abril - São Miguel do Oeste (SC)

21 de abril - Florianópolis (SC)

 

Fotos: Sargento Ribeiro/EDA