OPERAÇÕES MILITARES

Forças Armadas recolhem tropas das ruas de Natal com fim da Operação Potiguar

FAB respondeu pela segurança do Aeroporto Internacional de Natal e pela região central de Parnamirim
Publicada em: 22/01/2018 15:00
Imprimir
Fonte: ACS Ala 10
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane dos Santos - Revisão: Major Alle - Revisão: Tenente Aline

Cerimônia de encerramento da Operação GLO em Natal (RN)Uma solenidade militar marcou o encerramento da Operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO) - Potiguar III, no Rio Grande do Norte (RN). Cerca de 2,8 mil militares das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública operaram, de 29/12 a 12/01, na região metropolitana de Natal (RN) e de Mossoró, cidade localizada na região oeste do Estado. A Força Aérea Brasileira (FAB) apoiou a missão com 75 militares da Ala 10, situada em Natal, que responderam pela segurança na região do Aeroporto Internacional da cidade e na região central de Parnamirim.

A cerimônia de encerramento ocorreu no dia 13/01, no 16º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, com participação de representantes das Forças empregadas e parte da tropa envolvida. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros. A tropa foi apresentada ao Comandante da Cerca de 2,8 mil militares foram empregados na OperaçãoForça-Tarefa Guararapes e Comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ridauto Lúcio Fernandes, responsável pela Operação Potiguar III.

Para o General Ridauto, o balanço final da operação foi positivo. “Segurança é uma sensação. E nós conseguimos transformar nosso suor, nossas horas de dedicação em tranquilidade para a população, por meio de uma operação conjunta, interagências e de mútua colaboração. Da parte da Força-Tarefa Guararapes, nós consideramos a missão cumprida”, finalizou o Comandante.

Potiguar III

A operação teve início no dia 29 de dezembro de 2017, após o Presidente da República, Michel Temer, atender à solicitação de apoio feita pelo Governo do Rio Grande do Norte. O objetivo da operação foi restabelecer a ordem pública e a segurança 75 militares da FAB participaram da GLOnas áreas de atuação, abaladas com a crise no sistema de Segurança Pública do Estado. Nos 15 dias de atuação, a Força-Tarefa Guararapes realizou 14 mil ações de prevenção e combate, como patrulhamentos a pé e motorizados, proteção de áreas de interesse, postos de bloqueio e controle de vias urbanas, entre outros.

Durante a Potiguar III, foi registrada queda de 34% nos crimes violentos letais intencionais, como homicídios, e de 21,6% nos crimes violentos contra o patrimônio, como arrombamentos. Além disso, o índice de atendimento de ocorrências no telefone 190, da Polícia Militar, na região metropolitana de Natal, aumentou em 382%. Outras 1.080 ocorrências foram atendidas no período da GLO, resultando em 44 detenções, 14 apreensões de armas, quatro apreensões de drogas e 69 recuperações de veículos roubados.

Foto: 3S BFT Sergio