ECONOMIA E FINANÇAS

FAB encerra ciclo anual de encontros para atualização em gestão contábil

Em eventos realizados em todo o Brasil, foram atingidas 85 unidades e 447 gestores
Publicada em: 19/12/2017 17:30
Imprimir
Fonte: DIREF
Edição: Agência Força Aérea, por Ten Gabrielli Dala Vechia Revisão: Major Alle

Em cerimônia realizada no Grupamento de Apoio de Belém, o Subdiretor de Contabilidade da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica (DIREF), Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, acompanhado da equipe de instrutores, concluiu o calendário de 2017 relativo aos encontros regionais para atualização em gestão contábil. As reuniões foram realizadas no decorrer do ano e aconteceram no Centro de Apoio Administrativo da Aeronáutica (CEAP) e nos Grupamentos de Apoio do Distrito Federal, de Manaus, de Recife, de Canoas, de São Paulo e de Belém. Ao todo, foram atingidas 85 unidades gestoras e 447 gestores.

O objetivo dos encontros foi fomentar o acompanhamento orçamentário, financeiro, patrimonial e contábil nas unidades gestoras, bem como proporcionar a redução das não conformidades no SIAFI - sistema de gestão contábil do Governo Federal. O Brigadeiro Aurélio explica que esses encontros se mostraram necessários devido às dificuldades e dúvidas apresentadas pelas unidades gestoras em relação à execução orçamentária, financeira e patrimonial. Os questionamentos são resultantes, principalmente, do processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade, bem como da reestruturação da Força Aérea Brasileira - que impactou na atualização das normas e procedimentos contábeis do Comando da Aeronáutica.

"Os encontros proporcionaram a aproximação dos participantes com o Órgão Central do Sistema de Contabilidade da Aeronáutica (SEFA/DIREF), bem como possibilitaram à DIREF tratar de temas que representam as principais dúvidas dos gestores, além de ressaltar a importância de cada um dos procedimentos e documentos registrados no SIAFI pelos gestores. Assim, asseguramos a aderência dos procedimentos contábeis e garantimos a qualidade da produção de informações gerenciais e de custos, em apoio à tomada de decisão e à condução da Força Aérea Brasileira", avalia o Brigadeiro Aurélio.

Prêmio

A DIREF também finalizou a entrega dos prêmios Destaque Execução Financeira, primeira edição, e Destaque Execução Contábil, quarta edição, com premiação do Gabinete do Comandante da Aeronáutica. A organização foi a que obteve a melhor perfomance na execução financeira e contábil no SIAFI, entre julho de 2016 e junho de 2017. o Prêmio Destaque Execução Financeira deste ano, também foi entregue ao Grupamento de Apoio de Boa Vista (GAP-BV) e ao Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG). Clique aqui e saiba mais.