CVT-ESPACIAL

DCTA e AEB inauguram o primeiro Centro Vocacional Tecnológico Espacial do Brasil

Estudantes participarão de oficinas temáticas espaciais
Publicada em: 14/11/2017 19:00
Imprimir
Fonte: CLBI
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane dos Santos

Inauguração do CVT-Espacial A inauguração do primeiro Centro Vocacional Tecnológico Espacial do Brasil (CVT-Espacial) ocorreu, nesta terça-feira 13/11, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).  O espaço tem como objetivo incentivar estudantes a atuarem, futuramente, na área espacial e de ciência e tecnologia, além de conscientizá-los da importância do Programa Espacial Brasileiro e dos seus benefícios ao país.

O CVT-Espacial é uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), inserida no Programa de Apoio à Implantação e Modernização de Centros Vocacionais Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Centro foi desenvolvido em parceria com o CLBI e apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

CVT-Espacial é uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB) Segundo Rodrigo Leonardi, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da AEB, o CVT-Espacial objetiva promover o conhecimento científico e tecnológico. “Em um processo de educação continuada, haverá um ambiente adequado com recursos para realização de experimentos, ensaios e atividades de treinamento presencial e à distância”, explica. No espaço, os estudantes da região poderão, ainda, desenvolver atividades educacionais, como competições de espaçomodelismo, foguete modelismo, cursos de capacitação e oficinas temáticas espaciais, utilizando os modelos do Programa AEB Escola.

Lançamento de Foguete de Treinamento Básico Dividido em dez ambientes, o CVT-Espacial conta com laboratórios para atividades de propulsão, satélite, integração e teste, auditório, espaço Marte e Lua, sala de capacitação, refeitório e vestiários, além de espaços abertos para lançamentos de foguetes e outras atividades.

Durante a inauguração do espaço, o CLBI realizou a Operação Barreira XVIII, que consistiu no lançamento e rastreio de um Foguete de Treinamento Básico (FTB). Crianças do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte acompanharam o lançamento do foguete e também receberam revistas infantis autografadas pelo astronauta Marcos Pontes.

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, afirmou que a Força Aérea entende a educação como uma das ferramentas mais importantes para transformar o País. “O Centro virá a contribuir para a sociedade de forma mais enérgica e continuada”, afirmou.

A inauguração do novo espaço contou, ainda, com a presença do Presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho, do Diretor do CLBI, Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa, e do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN). Alunos do ensino médio e professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) também participaram do evento.

imagens/original/35491/dsc_1051.jpg
imagens/original/35491/dsc_1076.jpg
imagens/original/35491/dsc_1090.jpg
imagens/original/35491/img_0217.jpg
imagens/original/35491/img_0511.jpg
imagens/original/35491/img_0588.jpg