AGENDA

Em outubro, Esquadrilha da Fumaça se apresenta em seis municípios da Região Sul

As demonstrações ocorrerão na primeira quinzena deste mês
Publicada em: 01/10/2017 10:00
Imprimir
Fonte: EDA, por Ten Flávia Cocate
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias

Seis municípios do Sul do País já podem se preparar para receber as manobras da Esquadrilha da Fumaça, no período de 7 a 15 de outubro. A população dos três estados da região vai acompanhar as 50 acrobacias aéreas que duram cerca de 35 minutos.

Estarão envolvidos nesta missão 36 militares, 8 aeronaves A-29 Super Tucano e aviões de apoio que transportarão a equipe e o material necessário à atividade. As cidades que vão receber as demonstrações aéreas são:

 

07/10 – sábado – Chapecó (SC)
08/10 – domingo – Santa Maria (RS) – Ala 4
12/10 – quinta-feira – Canoas (RS) – Ala 3
13/10 – sexta-feira – Carlos Barbosa (RS)
14/10 – sábado – Florianópolis (SC) – Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
15/10 – domingo – Curitiba (PR) – Aeroporto de Bacacheri

Com a missão de realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB), a Esquadrilha da Fumaça é formada, hoje, por cerca de 70 militares. Já foram mais de 3.770 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países.

Na sua história, já foram utilizados cinco tipos de aeronaves. Atualmente, a Fumaça utiliza o A-29 Super Tucano, fabricado pela empresa brasileira Embraer, um modelo de aeronave que também é responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do País.