CERIMÔNIA

FAB realiza substituição da Bandeira Nacional neste domingo (01/10)

Evento abre as comemorações do Mês da Asa
Publicada em: 29/09/2017 09:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Bueno

A Ala 1, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) localizada em Brasília (DF), promove, neste domingo (01/10), às 10h, a solenidade de substituição da Bandeira Nacional. A cerimônia será realizada na Praça dos Três Poderes, na capital federal, e dará início às comemorações do Mês da Asa. O mês de outubro congrega uma série de comemorações na FAB, pois no dia 23 comemora-se o Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira. A data lembra o voo pioneiro de Santos-Dumont, realizado em 1906.

Uma vez por mês, a bandeira na Praça dos Três Poderes é substituída em solenidade realizada por Marinha, Exército ou Aeronáutica, além de órgãos militares do Distrito Federal (GDF), que se revezam na organização do evento. O objetivo é despertar e incentivar na população o sentimento cívico e o culto aos símbolos nacionais. A cerimônia será transmitida ao vivo pela rede de TV NBR.

A Bandeira Nacional está permanentemente hasteada a 100 metros do chão. Medindo 286 m², está presa a um mastro especial formado por 24 hastes metálicas, construído como símbolo de diálogo e de convergência de todas as unidades da Federação e dos três poderes da República. A substituição da bandeira ocorre no primeiro domingo de cada mês desde 1973. Na base do mastro está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.

Durante a cerimônia, será realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional ao som do Hino Nacional, a salva de 21 tiros de canhão e o desfile de grupamentos militares, incluindo um composto por tripulantes de aeronaves da FAB.