PROFESP

Alunos participam de ação social da CBF em Florianópolis

Em Pernambuco, 100 alunos vão participar do Programa
Publicada em: 31/08/2017 09:30
Imprimir
Fonte: BAFL e Ala 15
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Cristiane dos Santos

Os alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) e crianças de comunidades carentes da Grande Florianópolis participaram do Festival de Futebol promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Cerca de 400 crianças, entre 6 e 13 anos, jogaram futebol no gramado do Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC), com jogadores do Avaí. O evento ocorreu na última sexta-feira (25/08).

A ação tem a intenção de socializar os participantes por meio da inclusão social pelo esporte e proporcionar um dia diferente. Na ocasião, as crianças realizaram atividades, brincadeiras e jogos sob a coordenação de professores e monitores da CBF e do Avaí.

Nicole Antunes da Silva da Luz, de 11 anos, estudante do 5° ano da Escola Tenente Almachio e participante do PROFESP, disse estar muito feliz pela oportunidade de participar das atividades. “Estou achando muito legal e também estou um pouco nervosa, porque torço pelo Avaí. É a primeira vez que vou jogar em um campo de futebol oficial”, contou.

Já Dakny Camile de Souza de Oliveira, de 12 anos, estudante do 6° ano da Escola Tenente Almachio e também participante do PROFESP na BAFL, declarou gostar de praticar esporte. “É muito empolgante estar aqui hoje, porque nunca estive em um estádio e é uma oportunidade de conhecer pessoas novas”, disse.

O Festival de Futebol já foi realizado em diversos Estados e faz parte da programação da CBF Social, com oportunidade de as crianças conhecerem grandes estádios e ter contato com jogadores profissionais. Nesse último evento, o gramado foi dividido em pequenas quadras para atividades pedagógicas e recreativas.

A Tenente Educação Física Camila Kessler, coordenadora do PROFESP na Base Aérea de Florianópolis, destaca a importância da iniciativa. “O evento surge como uma grande oportunidade para essas crianças e adolescentes. Por meio de práticas esportivas e educacionais, buscamos contribuir para a reversão do quadro de vulnerabilidade social, utilizando o esporte e o lazer como instrumentos de formação integral dos indivíduos e possibilitando o desenvolvimento da convivência social, da construção de valores e da formação cidadã. Ações como essa, em que os alunos vivenciam uma realidade totalmente diferente a que estão acostumados, fazem com que eles sejam estimulados a irem em busca dos seus sonhos”, concluiu.

Recife (PE)

Já a Ala 15, localizada em Recife (PE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, iniciou as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP), na última quinta-feira (24/08). A aula inaugural do projeto, que vai atender 100 alunos da Escola Professor José Vicente Barbosa da cidade de Recife, ocorreu no auditório da Unidade.

Ao chegarem à Ala 15, as crianças foram recebidas pela equipe responsável e pelo Chefe do Estado-Maior da Organização Militar, Tenente-Coronel Aviador Luiz Henrique Velasco Braga, que deu as boas vindas.

Com o desenvolvimento do PROFESP, as crianças passam a ter uma rotina dentro da Unidade, com formatura na entrada e participação em diversas atividades no horário da manhã das 8 h até 11 h 30 min, nas terças-feiras e quintas-feiras.