REESTRUTURAÇÃO

COMPREP realiza Workshop com comandantes de Unidades Militares

Encontro realizado em Brasília busca nivelar conhecimentos e alinhar doutrinas
Publicada em: 21/08/2017 17:28
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Aspirante Aline Fuzisaki

Comandantes participam do III Workshop do COMPREPTeve início, nesta segunda-feira (21/08), o III Workshop do Comando de Preparo (COMPREP). O encontro, que vai até quinta-feira (24/08), está sendo realizado nas instalações da antiga Terceira Força Aérea (III FAE), em Brasília (DF), e reúne mais de 30 comandantes de Organizações Militares (OM) subordinadas ao COMPREP, entre elas, as 15 Alas, a Primeira Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE) e o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP).

Durante a abertura, o Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro Mário Luís da Silva Jordão, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre o encontro. “O grande objetivo é discutir os temas comuns e as dificuldades que nós temos em cada localidade sob uma visão única. Isso que temos feito está trazendo uma série de resultados, principalmente doutrinários”, afirmou.

Chefe do Estado-Maior do COMPREP, Major-Brigadeiro Jordão“A expectativa para esses dias de encontro é muito boa. Vai ser um trabalho intenso, com muitos debates, mas, principalmente, com muita interação com todos os comandantes. A previsão é que consigamos alavancar temas que estão causando dúvidas e padronizar procedimentos para melhorar o nosso desempenho global”, complementou.

Além dos debates entre os Comandantes subordinados ao COMPREP, durante os quatro dias de evento, estão previstas palestras com os responsáveis pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER), Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), além da participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

Encontro reúne Comandantes em Brasília até quinta-feira“Esta reunião nos deu uma oportunidade ímpar de trazer os grandes Comandos aqui sediados para fazerem uma exposição de como eles estão vendo a reestruturação sob a óptica do COMPREP, como é que estão trabalhando nessa nova realidade. Isso ajuda a ter um nivelamento de conhecimentos e, principalmente, que tenhamos a mesma maneira de agir”, explica o Chefe do Estado-Maior do COMPREP.

Em virtude da reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB), seguindo as diretrizes do COMPREP, em 2017, já foram realizadas duas edições do evento, em Salvador (BA), e ainda está prevista mais uma reunião até o fim do ano. “As várias unidades militares reunidas formam um grupo muito eclético. Então, fazemos essas reuniões para criar uma maneira única de pensar. Este ano foi muito normativo, de muito trabalho para acertar a estrutura. O próximo encontro terá uma característica muito interessante porque vai consolidar o que já discutimos e estabelecer o planejamento para 2018. No ano que vem, queremos pegar tudo o que já discutimos e transformar isso em adestramento, pois o COMPREP, hoje, tem que estabelecer a doutrina para que o adestramento seja focado naquilo que a Força Aérea precisa”, revela o Major-Brigadeiro Jordão.

Fotos: Sargento Batista

Confira: