ESPAÇO AÉREO

Comissão do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia é desativada

Cerimônia ocorreu no hangar do Terceiro Comando Aéreo Regional, no Rio de Janeiro
Publicada em: 22/08/2017 09:55
Imprimir
Fonte: DECEA, por Daisy Meireles
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Felipe Bueno

O hangar do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), localizado no Rio de Janeiro (RJ), recebeu a cerimônia militar de desativação da Comissão para Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSIVAM). A solenidade aconteceu em julho e reuniu diversas autoridades, como o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e o então diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e ex-presidente da CCSIVAM, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino.

O último presidente da CCSIVAM e atual da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, agradeceu a contribuição de todo o efetivo ao longo do período de atividade. “A missão foi cumprida, mesmo com a incredulidade de muitos e as inúmeras dificuldades encontradas, o que foi planejado foi executado e a Amazônia não seria a mesma sem o trabalho de cada um de vocês. A qualquer momento que lhe perguntarem como resumir a empreitada, respondam com uma frase curta, porém significativa: nós fizemos história!", ressaltou.

 “Esses componentes representam a alma e a essência das CCSIVAM e CISCEA e são os verdadeiros responsáveis por seu funcionamento, sua eficiência e seu sucesso. Por tudo isso, merecem e devem ser homenageados”, completou o Major-Brigadeiro Almeida, referindo-se aos integrantes das comissões.

Pelo encerramento, vários ex-presidentes do órgão foram homenageados e o marco comemorativo da CCSIVAM, criado pelo arquiteto Ricardo Faria e instalado, em 2015, na entrada do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus, foi reproduzido em miniatura, eternizando os feitos da Comissão e servindo de inspiração para os futuros projetos a serem conduzidos no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Além disso, uma exposição fotográfica e um slideshow sobre a fase de implantação do Projeto SIVAM foram apresentados durante o evento.